SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Construção de um modelo para avaliação da sustentabilidade corporativa: um estudo de caso na indústria têxtilA volatilidade de projetos industriais para uso em análise de risco de investimentos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Gestão & Produção

versão impressa ISSN 0104-530X

Resumo

POLI, Guilherme Izidoro  e  PUREZA, Vitória. Um algoritmo de busca tabu para o carregamento de contêineres com caixas idênticas. Gest. Prod. [online]. 2012, vol.19, n.2, pp. 323-326. ISSN 0104-530X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2012000200007.

Este trabalho aborda o problema do carregamento de contêineres, cuja forma mais geral consiste em arranjar itens (por exemplo, produtos embalados em caixas) de vários tamanhos dentro de objetos maiores (por exemplo, contêineres) com máximo aproveitamento do volume disponível. Em particular, é considerado o caso especial em que as caixas a serem arranjadas são retangulares e idênticas. Com o objetivo de resolver este problema, estendemos a heurística de busca tabu de Pureza e Morabito, originalmente projetada para o problema de carregamento de paletes do produtor. Partindo-se de uma solução inicial gerada por uma heurística de blocos, são realizados movimentos de troca de orientação e/ou expansão de blocos selecionados, resultando na geração de novos padrões de carregamento. Resultados computacionais obtidos com 22 exemplos da literatura sugerem que a abordagem proposta é promissora.

Palavras-chave : transporte intermodal; carregamento de contêineres; caixas idênticas; busca tabu.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português