SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Um algoritmo de busca tabu para o carregamento de contêineres com caixas idênticasGestão de recursos humanos e desempenho operacional: evidências empíricas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Gestão & Produção

versão impressa ISSN 0104-530X

Resumo

OLIVEIRA, Ronildo Jorge de  e  PAMPLONA, Edson de Oliveira. A volatilidade de projetos industriais para uso em análise de risco de investimentos. Gest. Prod. [online]. 2012, vol.19, n.2, pp. 337-345. ISSN 0104-530X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2012000200008.

A volatilidade em projetos industriais é um parâmetro significativo na análise de risco de investimentos. Quando se avaliam ativos financeiros, a volatilidade pode ser determinada por meio de dados históricos do ativo, porém, ao se trabalhar com projetos industriais, normalmente, não existem dados históricos. Este fato torna a volatilidade um parâmetro crítico de ser determinado. Este artigo faz a aplicação e a comparação de três abordagens para determinação da volatilidade de um projeto de uma indústria de transformação. Duas destas abordagens adotadas, a "Abordagem Consolidada da Volatilidade de Copeland e Antikarov (2001)" e a "Estimativa de Volatilidade de Herath e Park (2002)", foram obtidas a partir de uma revisão bibliográfica de métodos para cálculo de volatilidade de projetos de investimentos. A terceira abordagem é uma nova proposta para o cálculo da volatilidade, chamada de "A Estimativa da Volatilidade Através da Dependência entre VPo e VP1" . O trabalho realiza a avaliação tradicional de investimentos em um projeto industrial, no qual são aplicadas as três diferentes abordagens de determinação da volatilidade. Conclui-se, com um comparativo entre as três abordagens, que a diferença entre o maior e o menor valor encontrado para a volatilidade é de dezenove pontos percentuais.

Palavras-chave : volatilidade; risco; opções reais; análise de investimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português