SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Gestão de recursos humanos e desempenho operacional: evidências empíricasMapeamento dos fluxos de informação e conhecimento: a governança de TI sob a ótica das redes sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Gestão & Produção

versão impressa ISSN 0104-530X

Resumo

PANDIM, Fabio José; PEREIRA, Néocles Alves  e  POLITANO, Paulo Rogério. Modelo quantitativo para avaliação e melhoria de desempenho do processo de S&OP baseado no diagnóstico e redução de falhas. Gest. Prod. [online]. 2012, vol.19, n.2, pp. 361-375. ISSN 0104-530X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2012000200010.

O processo de Sales and Operations Planning - Planejamento de Vendas e Operações (S&OP), assim como qualquer processo de nível estratégico ou tático, necessita ter o seu desempenho monitorado para que seja possível realizar ações de melhoria nos aspectos que estejam gerando impactos negativos em seu desempenho. Os modelos para análise de desempenho encontrados na literatura não trazem meios para localizar as causas de ineficiência mais relevantes, quando da utilização de processos S&OP, bem como não fornecem uma maneira de se quantificar o desempenho do processo. Com o objetivo de contribuir com esta necessidade, o presente trabalho apresenta um modelo quantitativo para análise e melhoria de desempenho do processo de S&OP baseado no diagnóstico e na redução de suas ineficiências mais importantes.

Palavras-chave : planejamento de vendas e operações; análise de desempenho; fatores críticos de sucesso; causas de ineficiência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português