SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2A quantitative model for the assessment and performance improvement of S&OP process based on the diagnosis and reduction of failuresProcess management, analytical indicators, and impacts on competitive performance at large and midsized brazilian companies in the industry and services sectors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gestão & Produção

Print version ISSN 0104-530X

Abstract

SAMPAIO, Renelson Ribeiro; ROSA, Conrado Pereira  and  PEREIRA, Hernane Borges de Barros. Mapeamento dos fluxos de informação e conhecimento: a governança de TI sob a ótica das redes sociais. Gest. Prod. [online]. 2012, vol.19, n.2, pp. 377-387. ISSN 0104-530X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2012000200011.

Competitividade empresarial pressupõe a capacidade da empresa de definir e implantar estratégias concorrenciais que lhe permitam a sobrevivência e o desenvolvimento no longo prazo - em outras palavras, a sua perenidade. Dentre estas estratégias, a de inovação tecnológica associada com desenvolvimento da capacitação técnico-científica da organização e, portanto, dos indivíduos que atuam nos seus diversos processos, tem adquirido uma crescente importância no planejamento e nas ações empresariais. Neste contexto, as relações interpessoais constituem um fator crítico nos processos de inovação, os quais devem ser continuamente aperfeiçoados. O principal objetivo deste trabalho é contribuir na compreensão das dinâmicas associadas a estes processos a partir do estudo de caso desenvolvido com foco nos procedimentos e nos fluxos de informação, gerados pela Gerência de Capacidade de uma grande empresa de telecomunicação no Brasil. A pesquisa foi desenvolvida considerando as abordagens qualitativa e quantitativa. Por um lado, com base na pesquisa qualitativa foi possível estudar, a partir da perspectiva filosófica interpretativa, o fenômeno social relacionado com a difusão de conhecimentos entre membros de uma equipe responsável pelas ações e proposições técnicas na Gerência de Capacidade da empresa de telecom em questão. Por outro lado, a metodologia quantitativa permitiu a utilização de alguns modelos matemáticos de modo a mensurar propriedades (e.g. coesão, centralidade, prestígio e conectividade) das redes estudadas, assim como caracterizá-las topologicamente. O presente trabalho foi desenvolvido com base no modelo proposto pelos pesquisadores Nonaka e Takeuchi (1977) para analisar e descrever os processos de criação e de difusão do conhecimento na organização, associado com as técnicas de Análise de Rede Social (ARS). Os resultados sugerem que existem indícios das redes estudadas apresentarem a topologia livre de escala, o que torna os fluxos de informação e conhecimento resistentes a "ataques" aleatórios (e.g. saída espontânea de um membro da equipe), mas vulneráveis a "ataques" planejados (e.g. retirada de indivíduos bem conectados ou hubs).

Keywords : criação e difusão do conhecimento; análise de rede social; tecnologia da informação; ITIL.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese