Este artigo compila os principais achados de uma pesquisa cujo objetivo foi o de investigar a natureza dos relacionamentos entre os construtos de orientação para processos de negócio (business process orientation - BPO), indicadores analíticos e desempenho competitivo de uma amostra de 368 empresas brasileiras, de grande e médio portes, atuantes em diferentes setores da indústria e de operações de serviços no âmbito da economia brasileira. Por meio de um survey, a pesquisa envolveu o teste de hipóteses e uso de técnicas de estatística bivariada e multivariada. Foram realizados testes para se mensurar a consistência interna das escalas do instrumento de pesquisa, bem como para se avaliar a composição estrutural do modelo, por meio da modelagem de equações estruturais. As escalas e o modelo foram validados. Os resultados apontam a importância estratégica dos fatores de BPO e de indicadores analíticos como preditores do desempenho competitivo das empresas. Por meio da equação estrutural do modelo, esses fatores preditores foram capazes de explicar 66,3% das variações do desempenho das empresas da amostra, sendo igualmente significativos os efeitos diretos (coeficientes de caminho) verificados entre os construtos da BPO, indicadores analíticos e desempenho.
indicadores analíticos; orientação para processos de negócio (BPO); desempenho; gestão de processos; modelagem de equações estruturais