SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Gestão de processos, indicadores analíticos e impactos sobre o desempenho competitivo em grandes e médias empresas brasileiras dos setores da indústria e de serviçosA transferência de tecnologia universidade-empresa no contexto brasileiro: uma revisão de estudos científicos publicados entre os anos 2005 e 2009 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Gestão & Produção

versão impressa ISSN 0104-530X

Resumo

SANTOS, Maria Clara Bottino Gonçalves  e  PINHO, Marcelo. Estratégias tecnológicas em transformação: um estudo da indústria farmacêutica brasileira. Gest. Prod. [online]. 2012, vol.19, n.2, pp. 405-418. ISSN 0104-530X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2012000200013.

Este artigo tem como objetivo avaliar a extensão das mudanças nas estratégias tecnológicas de um grupo de empresas farmacêuticas de capital nacional ensejadas por alterações no ambiente institucional ocorridas na década de 1990, como as leis de patentes e do medicamento genérico. Essas mudanças institucionais poderiam induzir transformações na inserção de mercado e na posição competitiva dessas empresas e desencadear um processo de intensificação do esforço de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia farmacêutica no país, com ampliação dos recursos dedicados a esse fim, montagem de novas estruturas organizacionais e formação de esquemas de cooperação com agentes externos às empresas. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa, embora precedida de uma revisão abrangente da literatura pertinente, caracteriza-se como um estudo de multicasos. As empresas que compõem a amostra pesquisada foram definidas a partir do cruzamento de dois critérios: i) são todas empresas de porte relevante, situadas entre as maiores no ranking nacional do setor; e ii) a identificação na literatura setorial de casos que sugeriam inflexão nas estratégias tecnológicas. A pesquisa confirmou que as empresas estudadas passaram por uma significativa intensificação do esforço tecnológico, o que não impede que, relativamente ao padrão de concorrência vigente em escala internacional, esses esforços continuem a ser em média pequenos e tenham impactos modestos.

Palavras-chave : estratégia tecnológica; indústria farmacêutica; laboratórios nacionais. inovação; lei de patentes; lei do medicamento genérico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português