SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Estratégias tecnológicas em transformação: um estudo da indústria farmacêutica brasileiraCooperação com empresas de base tecnológica: pesquisa-ação no setor elétrico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Gestão & Produção

versão impressa ISSN 0104-530X

Resumo

CLOSS, Lisiane Quadrado  e  FERREIRA, Gabriela Cardozo. A transferência de tecnologia universidade-empresa no contexto brasileiro: uma revisão de estudos científicos publicados entre os anos 2005 e 2009. Gest. Prod. [online]. 2012, vol.19, n.2, pp. 419-432. ISSN 0104-530X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2012000200014.

O tema da gestão da inovação e transferência de tecnologia (TT) no contexto de interação universidade-empresa é relativamente novo no Brasil e emergente em âmbito internacional (REISMAN, 2005), assim, seus dados e teorias ainda se apresentam de modo fragmentado. Considerando essa fragilidade, este estudo objetivou identificar e analisar pesquisas recentes publicadas no Brasil sobre o tema, buscando contribuir para a consolidação desse corpo teórico. O trabalho, de cunho exploratório, revisou as pesquisas publicadas em periódicos nacionais entre 2005 e 2009, sob uma abordagem qualitativa. Os objetivos, métodos e principais resultados desses estudos foram sintetizados e discutidos. A análise coletiva desses trabalhos sugere que a cooperação universidade-empresa (U-E) gera inovações, aprendizados e benefícios mútuos. Esta aponta ainda existir muito espaço para ampliar a transferência de tecnologia U-E. O estudo identificou os métodos usados nas pesquisas; motivadores, facilitadores e obstáculos ao processo; elementos das estruturas universitárias, bem como políticas das IES e do governo intervenientes no processo; características de empresas geradas a partir de spillovers acadêmicos; o papel social exercido pelas IES; diferentes formas de TT na interação U-E; lacunas de pesquisas e sugestões para a realização de estudos futuros.

Palavras-chave : transferência de tecnologia; interação universidade-empresa; gestão da inovação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português