SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2A transferência de tecnologia universidade-empresa no contexto brasileiro: uma revisão de estudos científicos publicados entre os anos 2005 e 2009 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Gestão & Produção

versão impressa ISSN 0104-530X

Resumo

TALAMO, José Roberto  e  CARVALHO, Marly Monteiro de. Cooperação com empresas de base tecnológica: pesquisa-ação no setor elétrico. Gest. Prod. [online]. 2012, vol.19, n.2, pp. 433-444. ISSN 0104-530X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2012000200015.

A pressão por inovação em empresas de base tecnológica, em ciclos cada vez mais curtos e demandando competências complexas, tem levado as empresas à busca de uma estruturação sob a forma de redes de cooperação empresarial, a fim de mitigar riscos e reduzir custos enquanto acelera o time to market. Entretanto, apesar de todas as vantagens e oportunidades reais, há grandes barreiras a serem transpostas. O objetivo dessa pesquisa é compreender o processo de estruturação de uma rede de cooperação no contexto de empresas de base tecnológica. A abordagem metodológica utilizada foi a pesquisa-ação desenvolvida em 30 empresas do setor eletroeletrônico. Os resultados apontam o temor ao comportamento oportunista como o item mais crítico à formação da rede de cooperação empresarial.

Palavras-chave : redes de cooperação empresarial; empresas de base tecnológica; confiança; comportamento oportunista.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português