SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1A data envelopment analysis approach to safety improvements based on FMEAThe integrated problem of production planning and cutting stock under uncertainties: application in small-scale furniture plants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Gestão & Produção

Print version ISSN 0104-530X

Abstract

LEONI, Roberto Campos; COSTA, Antônio Fernando Branco  and  MACHADO, Marcela Aparecida Guerreiro. O efeito da autocorrelação no planejamento das cartas de controle de x̄ e EWMA. Gest. Prod. [online]. 2013, vol.20, n.1, pp.98-110. ISSN 0104-530X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2013000100008.

No planejamento dos gráficos de controle destinados ao monitoramento da média do processo, assume-se que esta permanece fixa em seu valor-alvo até a ocorrência de uma causa especial, que a desloca. Em muitos processos, contudo, é mais razoável supor que a média oscila mesmo na ausência de causas especiais. Para descrever este comportamento oscilatório, tem-se utilizado o modelo AR (1). Quando esta oscilação é grande, o melhor desempenho do gráfico de x̄ é obtido com amostras unitárias. O mesmo não se observa com a carta de EWMA (exceto quando o parâmetro de ponderação λ é próximo de um); os melhores desempenhos são obtidos com a adoção de amostras de tamanho n > 1 e λ pequeno, mesmo quando o objetivo é a detecção rápida de grandes deslocamentos da média. Neste estudo, tem-se utilizado como medida de desempenho o TES - tempo médio entre a ocorrência de uma mudança na posição em torno da qual a média oscila e sua sinalização pelo gráfico de controle. Quando a média do processo oscila, o TES passa a ser uma função do número esperado de visitas aos estados transientes de uma cadeia de Markov.

Keywords : Gráfico de x̄; Gráfico de controle de EWMA; Autocorrelação; Controle estatístico de processos; Controle estatístico de qualidade; Cadeias de Markov.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License