Acessibilidade / Reportar erro

Strategy as Truth: respostas estratégicas na gestão de crises após um crime corporativo

Strategy as Truth: strategic responses in crisis management after a corporate crime

Neste artigo, analisamos as respostas estratégicas da Chevron durante a gestão de uma crise corporativa provocada por um crime ambiental. O processo de estratégia compreende a busca por uma posição competitiva, e a gestão de crise consiste no gerenciamento de uma situação que ameaça a sobrevivência da empresa. Para abordar a integração da gestão estratégica à de crise, utilizamos a pesquisa documental para a coleta de dados e a análise retórica como técnica de análise. Como resultados, apontamos que as verdades produzidas pela empresa na gestão de crise é resultado da relação entre o discurso e a estratégia.

Crises corporativas; Crimes corporativos; Discurso e estratégia


Universidade Federal de São Carlos Departamento de Engenharia de Produção , Caixa Postal 676 , 13.565-905 São Carlos SP Brazil, Tel.: +55 16 3351 8471 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: gp@dep.ufscar.br