Acessibilidade / Reportar erro

Os mecanismos de socialização e a criação de valor no relacionamento cliente-fornecedor

Socialization mechanisms and value creation in buyer-supplier relationships

Este artigo tem por objetivo investigar o impacto dos mecanismos de socialização na criação de valor no relacionamento cliente-fornecedor. Desenvolvido a partir da visão relacional e dos mecanismos de socialização, argumenta-se que o relacionamento cliente-fornecedor pode impactar positivamente a cadeia de suprimentos. Foi adotado o método de pesquisa Survey, desenvolvida com 91 executivos de Compras e Supply Chain no Brasil, e a amostra foi analisada utilizando o modelo de equações estruturais. A principal contribuição desta pesquisa é a presença de baixas evidências empíricas, indicando que o capital relacional está associado a altos níveis de ganhos.

Supply chain management; Mecanismos de socialização; Capital relacional; Modelo de equações estruturais; Relacionamento comprador-fornecedor


Universidade Federal de São Carlos Departamento de Engenharia de Produção , Caixa Postal 676 , 13.565-905 São Carlos SP Brazil, Tel.: +55 16 3351 8471 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: gp@dep.ufscar.br