Entendimento das metas organizacionais |
Os funcionários devem compreender a estratégia organizacional a fim de alinharem suas ações de melhoria (Jurburg et al., 2015Jurburg, D., Viles, E., Jaca, C., & Tanco, M. (2015). Why are companies still struggling to reach higher continuous improvement maturity levels? Empirical evidence from high performance companies. The TQM Journal. 27(3), 316-327.). Caso não haja um alinhamento estratégico, as ações de melhoria não passam de projetos ad hoc (Anand et al., 2009Anand, G., Ward, P. T., Tatikonda, M. V., & Schilling, D. A. (2009). Dynamic capabilities through continuous improvement infrastructure. Journal of Operations Management, 27(6), 444-461. http://dx.doi.org/10.1016/j.jom.2009.02.002. http://dx.doi.org/10.1016/j.jom.2009.02....
; Choo et al., 2007Choo, A. S., Linderman, K. W., & Schroeder, R. G. (2007). Method and context perspectives on learning and knowledge creation in quality management. Journal of Operations Management, 25(4), 918-931. http://dx.doi.org/10.1016/j.jom.2006.08.002. http://dx.doi.org/10.1016/j.jom.2006.08....
) ou ações de ‘combate ao incêndio’ (Teare & Monk, 2002Teare, R., & Monk, S. (2002). Learning from change. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 14(7), 334-341. http://dx.doi.org/10.1108/09596110210440620. http://dx.doi.org/10.1108/09596110210440...
). |
Sistema de gestão estruturado para a melhoria contínua. |
Os programas de melhoria devem ser apoiados por uma infraestrutura de coordenação no que se refere à seleção e revisão de projetos, treinamento e motivação de funcionários e resgate e disseminação das lições aprendidas (Ali et al., 2013Ali, A. J., Islam, M. A., & Howe, L. P. (2013). A study of sustainability of continuous improvement in the manufacturing industries in Malaysia: organizational self-assessment as a mediator. Management of Environmental Quality, 24(3), 408-426. http://dx.doi.org/10.1108/14777831311322695. http://dx.doi.org/10.1108/14777831311322...
; Anand et al., 2009Anand, G., Ward, P. T., Tatikonda, M. V., & Schilling, D. A. (2009). Dynamic capabilities through continuous improvement infrastructure. Journal of Operations Management, 27(6), 444-461. http://dx.doi.org/10.1016/j.jom.2009.02.002. http://dx.doi.org/10.1016/j.jom.2009.02....
; Bateman, 2005Bateman, N. (2005). Sustainability: the elusive element of process improvement. International Journal of Operations & Production Management, 25(3), 261-276. http://dx.doi.org/10.1108/01443570510581862. http://dx.doi.org/10.1108/01443570510581...
; Choo et al., 2007Choo, A. S., Linderman, K. W., & Schroeder, R. G. (2007). Method and context perspectives on learning and knowledge creation in quality management. Journal of Operations Management, 25(4), 918-931. http://dx.doi.org/10.1016/j.jom.2006.08.002. http://dx.doi.org/10.1016/j.jom.2006.08....
). |
Apoio e envolvimento gerencial |
A direção da organização deve liderar o processo de implantação e condução dos programas de melhoria contínua (Lam et al., 2015Lam, M., O’Donnell, M., & Robertson, D. (2015). Achieving employee commitment for continuous improvement initiatives. International Journal of Operations & Production Management, 35(2), 201-215. http://dx.doi.org/10.1108/IJOPM-03-2013-0134. http://dx.doi.org/10.1108/IJOPM-03-2013-...
; Jurburg et al., 2015Jurburg, D., Viles, E., Jaca, C., & Tanco, M. (2015). Why are companies still struggling to reach higher continuous improvement maturity levels? Empirical evidence from high performance companies. The TQM Journal. 27(3), 316-327.; Bateman, 2005Bateman, N. (2005). Sustainability: the elusive element of process improvement. International Journal of Operations & Production Management, 25(3), 261-276. http://dx.doi.org/10.1108/01443570510581862. http://dx.doi.org/10.1108/01443570510581...
; Bhuiyan & Baghel, 2005Bhuiyan, N., & Baghel, A. (2005). An overview of continuous improvement: from de past to the present. Management Decision, 43(5), 761-771. http://dx.doi.org/10.1108/00251740510597761. http://dx.doi.org/10.1108/00251740510597...
; Imai, 1997Imai, M. (1997). Gembra Kaizen: a commonsense, low cost approach to management. New York: McGraw-Hill.; Irani et al., 2004Irani, Z., Beskese, A., & Love, P. E. D. (2004). Total quality management and corporate culture: constructs of organizational excellence. Technovation, 24(8), 643-650. http://dx.doi.org/10.1016/S0166-4972(02)00128-1. http://dx.doi.org/10.1016/S0166-4972(02)...
). |
Envolvimento dos funcionários |
A melhoria contínua caracteriza-se por ações incrementais de pequeno passo e, desta forma, exige grande participação dos funcionários a fim de se obter desempenho significativo (Lam et al., 2015Lam, M., O’Donnell, M., & Robertson, D. (2015). Achieving employee commitment for continuous improvement initiatives. International Journal of Operations & Production Management, 35(2), 201-215. http://dx.doi.org/10.1108/IJOPM-03-2013-0134. http://dx.doi.org/10.1108/IJOPM-03-2013-...
; Wu & Chen, 2006Wu, C. W., & Chen, C. L. (2006). An integrated structural model toward successful continuous improvement activity. Technovation, 26(5-6), 697-707. http://dx.doi.org/10.1016/j.technovation.2005.05.002. http://dx.doi.org/10.1016/j.technovation...
; Bessant et al., 1994Bessant, J., Caffyn, S., Gilbert, J., Harding, R., & Webb, S. (1994). Rediscovering continuous improvement. Technovation, 14(1), 17-29. http://dx.doi.org/10.1016/0166-4972(94)90067-1. http://dx.doi.org/10.1016/0166-4972(94)9...
, 2001Bessant, J., Caffyn, S., & Gallagher, M. (2001). An evolutionary model of continuous improvement behavior. Technovation, 21(2), 67-77. http://dx.doi.org/10.1016/S0166-4972(00)00023-7. http://dx.doi.org/10.1016/S0166-4972(00)...
). |
Melhoria desenvolvida em grupo |
Os problemas tratados nas ações de melhoria, normalmente, são de ordem multidisciplinar. Portanto, o trabalho em grupo pode trazer a complementariedade de competências necessárias à resolução de problemas (Jaca et al., 2012Jaca, C., Viles, E., Mateo, R., & Santos, J. (2012). Components of sustainable improvement systems: theory and practice. The TQM Journal., 24(2), 142-154. http://dx.doi.org/10.1108/17542731211215080. http://dx.doi.org/10.1108/17542731211215...
; Irani et al., 2004Irani, Z., Beskese, A., & Love, P. E. D. (2004). Total quality management and corporate culture: constructs of organizational excellence. Technovation, 24(8), 643-650. http://dx.doi.org/10.1016/S0166-4972(02)00128-1. http://dx.doi.org/10.1016/S0166-4972(02)...
). |
Autonomia para a prática da melhoria |
Os indivíduos e grupos de trabalho devem apresentar proatividade para propor e experimentar uma ação de melhoria (Bessant et al., 1994Bessant, J., Caffyn, S., Gilbert, J., Harding, R., & Webb, S. (1994). Rediscovering continuous improvement. Technovation, 14(1), 17-29. http://dx.doi.org/10.1016/0166-4972(94)90067-1. http://dx.doi.org/10.1016/0166-4972(94)9...
, 2001Bessant, J., Caffyn, S., & Gallagher, M. (2001). An evolutionary model of continuous improvement behavior. Technovation, 21(2), 67-77. http://dx.doi.org/10.1016/S0166-4972(00)00023-7. http://dx.doi.org/10.1016/S0166-4972(00)...
; Bessant & Caffyn, 1997Bessant, J., & Caffyn, S. (1997). High involvement innovation through continuous improvement. International Journal of Technology Management, 14(1), 7-28. http://dx.doi.org/10.1504/IJTM.1997.001705. http://dx.doi.org/10.1504/IJTM.1997.0017...
) e a autonomia é um aspecto motivador. |
Desenvolvimento de competências dos indivíduos |
Os indivíduos devem apresentar competências suficientes para resolverem problemas de seus processos (Irani et al., 2004Irani, Z., Beskese, A., & Love, P. E. D. (2004). Total quality management and corporate culture: constructs of organizational excellence. Technovation, 24(8), 643-650. http://dx.doi.org/10.1016/S0166-4972(02)00128-1. http://dx.doi.org/10.1016/S0166-4972(02)...
). |
Cultura voltada para melhoria contínua |
A cultura voltada para a melhoria contínua é definida como o conjunto de crenças e valores que dirigem os indivíduos da organização a apresentarem insatisfação contínua com o estado atual de seus processos, buscando o aperfeiçoamento destes (Jurburg et al., 2015Jurburg, D., Viles, E., Jaca, C., & Tanco, M. (2015). Why are companies still struggling to reach higher continuous improvement maturity levels? Empirical evidence from high performance companies. The TQM Journal. 27(3), 316-327.; Bateman, 2005Bateman, N. (2005). Sustainability: the elusive element of process improvement. International Journal of Operations & Production Management, 25(3), 261-276. http://dx.doi.org/10.1108/01443570510581862. http://dx.doi.org/10.1108/01443570510581...
; Bhuiyan & Baghel, 2005Bhuiyan, N., & Baghel, A. (2005). An overview of continuous improvement: from de past to the present. Management Decision, 43(5), 761-771. http://dx.doi.org/10.1108/00251740510597761. http://dx.doi.org/10.1108/00251740510597...
; Jager et al., 2004Jager, B., Minnie, C., Jager, J., Welgemoed, M., Bessant, J., & Francis, D. (2004). Enabling continuous improvement: a case study of implementation. Journal of Manufacturing Technology Management, 15(4), 315-324. http://dx.doi.org/10.1108/17410380410535017. http://dx.doi.org/10.1108/17410380410535...
). Além disto, o ambiente organizacional orientado por esta cultura estimula e valoriza o compartilhamento do conhecimento entre os indivíduos (Gonzalez & Martins, 2011Gonzalez, R. V. D., & Martins, M. F. (2011). Melhoria contínua e aprendizagem organizacional: múltiplos casos em empresas do setor automobilístico. Revista Gestão & Produção., 18(3), 473-486.; Bessant et al., 1994Bessant, J., Caffyn, S., Gilbert, J., Harding, R., & Webb, S. (1994). Rediscovering continuous improvement. Technovation, 14(1), 17-29. http://dx.doi.org/10.1016/0166-4972(94)90067-1. http://dx.doi.org/10.1016/0166-4972(94)9...
, 2001Bessant, J., Caffyn, S., & Gallagher, M. (2001). An evolutionary model of continuous improvement behavior. Technovation, 21(2), 67-77. http://dx.doi.org/10.1016/S0166-4972(00)00023-7. http://dx.doi.org/10.1016/S0166-4972(00)...
; Anand et al., 2009Anand, G., Ward, P. T., Tatikonda, M. V., & Schilling, D. A. (2009). Dynamic capabilities through continuous improvement infrastructure. Journal of Operations Management, 27(6), 444-461. http://dx.doi.org/10.1016/j.jom.2009.02.002. http://dx.doi.org/10.1016/j.jom.2009.02....
). |
Aprendizagem |
A melhoria contínua pode ser caracterizada por um processo de constante aprendizado. Assim, em cada iniciativa de melhoria, os indivíduos e grupos passam por um processo de pesquisa, experimentação e tentativa e erro, que gera novos conhecimentos (Gonzalez & Martins, 2011Gonzalez, R. V. D., & Martins, M. F. (2011). Melhoria contínua e aprendizagem organizacional: múltiplos casos em empresas do setor automobilístico. Revista Gestão & Produção., 18(3), 473-486.; Jurburg et al., 2015Jurburg, D., Viles, E., Jaca, C., & Tanco, M. (2015). Why are companies still struggling to reach higher continuous improvement maturity levels? Empirical evidence from high performance companies. The TQM Journal. 27(3), 316-327.; Jochem et al., 2012Jochem, R., Geers, D., & Heinze, P. (2012). Maturity measurement of knowledge-intensive business process. The TQM Journal, 23(4), 377-387.; Anand et al., 2009Anand, G., Ward, P. T., Tatikonda, M. V., & Schilling, D. A. (2009). Dynamic capabilities through continuous improvement infrastructure. Journal of Operations Management, 27(6), 444-461. http://dx.doi.org/10.1016/j.jom.2009.02.002. http://dx.doi.org/10.1016/j.jom.2009.02....
; Jager et al., 2004Jager, B., Minnie, C., Jager, J., Welgemoed, M., Bessant, J., & Francis, D. (2004). Enabling continuous improvement: a case study of implementation. Journal of Manufacturing Technology Management, 15(4), 315-324. http://dx.doi.org/10.1108/17410380410535017. http://dx.doi.org/10.1108/17410380410535...
; Teare & Monk, 2002Teare, R., & Monk, S. (2002). Learning from change. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 14(7), 334-341. http://dx.doi.org/10.1108/09596110210440620. http://dx.doi.org/10.1108/09596110210440...
; Bessant et al., 1994Bessant, J., Caffyn, S., Gilbert, J., Harding, R., & Webb, S. (1994). Rediscovering continuous improvement. Technovation, 14(1), 17-29. http://dx.doi.org/10.1016/0166-4972(94)90067-1. http://dx.doi.org/10.1016/0166-4972(94)9...
, 2001Bessant, J., Caffyn, S., & Gallagher, M. (2001). An evolutionary model of continuous improvement behavior. Technovation, 21(2), 67-77. http://dx.doi.org/10.1016/S0166-4972(00)00023-7. http://dx.doi.org/10.1016/S0166-4972(00)...
). |
Compartilhamento do conhecimento |
O conhecimento adquirido durante as iniciativas de melhoria deve ser resgatado e disseminado entre os indivíduos a fim de gerar novas ações de melhoria (Jochem et al., 2012Jochem, R., Geers, D., & Heinze, P. (2012). Maturity measurement of knowledge-intensive business process. The TQM Journal, 23(4), 377-387.; Anand et al., 2009Anand, G., Ward, P. T., Tatikonda, M. V., & Schilling, D. A. (2009). Dynamic capabilities through continuous improvement infrastructure. Journal of Operations Management, 27(6), 444-461. http://dx.doi.org/10.1016/j.jom.2009.02.002. http://dx.doi.org/10.1016/j.jom.2009.02....
; Jager et al., 2004Jager, B., Minnie, C., Jager, J., Welgemoed, M., Bessant, J., & Francis, D. (2004). Enabling continuous improvement: a case study of implementation. Journal of Manufacturing Technology Management, 15(4), 315-324. http://dx.doi.org/10.1108/17410380410535017. http://dx.doi.org/10.1108/17410380410535...
; Bessant & Caffyn, 1997Bessant, J., & Caffyn, S. (1997). High involvement innovation through continuous improvement. International Journal of Technology Management, 14(1), 7-28. http://dx.doi.org/10.1504/IJTM.1997.001705. http://dx.doi.org/10.1504/IJTM.1997.0017...
). |
Interação intraorganizacional |
As iniciativas de cooperação entre empresas, clientes e fornecedoras favorecem a melhor compreensão dos problemas de processos por parte dos indivíduos (Irani et al., 2004Irani, Z., Beskese, A., & Love, P. E. D. (2004). Total quality management and corporate culture: constructs of organizational excellence. Technovation, 24(8), 643-650. http://dx.doi.org/10.1016/S0166-4972(02)00128-1. http://dx.doi.org/10.1016/S0166-4972(02)...
; Bessant et al., 2001Bessant, J., Caffyn, S., & Gallagher, M. (2001). An evolutionary model of continuous improvement behavior. Technovation, 21(2), 67-77. http://dx.doi.org/10.1016/S0166-4972(00)00023-7. http://dx.doi.org/10.1016/S0166-4972(00)...
). |