Estratégia |
A empresa tem senso claro da sua visão estratégica, comunicada para todos os níveis organizacionais. |
Os componentes estratégicos (declaração de missão, visão, valores, objetivos) priorizam a inovação. |
A empresa tem estratégia formal de inovação, alinhando estas atividades com a estratégia de negócios. |
Há consenso sobre os pontos fortes e fracos e como eles devem ser explorados. |
O conhecimento é um recurso-chave da organização e incorporado explicitamente no plano estratégico. |
O desempenho estratégico é monitorado e avaliado, bem como o processo de inovação. |
Liderança |
Os líderes apoiam os responsáveis pelo processo de inovação. |
Os diretores estabelecem metas desafiadoras e objetivos claros em direção à visão estratégica. |
Os líderes promovem mecanismos de comunicação vertical e horizontal em todos os níveis gerenciais. |
Os líderes dedicam tempo à inovação e são avaliados por seus resultados. |
Os líderes promovem o compartilhamento e aprendizagem, demonstrando isso pelo próprio exemplo. |
Os líderes buscam constantemente soluções novas e pouco usuais, estimulando novas ideias. |
Cultura |
A cultura organizacional é favorável à autonomia, experimentação e criatividade. |
A empresa forma multidisciplinares com autonomia para desenvolver projetos inovadores. |
Existe uma atitude geral de compartilhar e utilizar o conhecimento de outros. |
Há elevado sentimento de confiança entre empresa e funcionários. |
Estimula-se a experimentação. Há liberdade para tentar e falhar. |
A empresa aceita o comportamento das pessoas que atuam de forma diferente e buscam soluções novas. |
Estrutura organizacional |
A estrutura da empresa facilita que pessoas de áreas distintas desenvolvam inovações. |
O processo decisório na empresa é menos burocrático do que em outras empresas similares do setor. |
O processo decisório é ágil e envolve poucos níveis hierárquicos na tomada de decisões. |
A estrutura organizacional facilita a mobilidade entre cargos e ampla comunicação entre departamentos |
Os ambientes da empresa favorecem o intercâmbio de ideias entre pessoas de áreas diferentes. |
Processos |
Existem métodos claros para planejamento de todo o ciclo de desenvolvimento de novos produtos. |
A empresa adota um processo formal de gerenciamento de projetos para implantar inovações. |
A empresa emprega mecanismos para registrar, validar e disseminar o conhecimento na organização. |
Ela aprende com a observação, adaptação e internalização de práticas de benchmarking. |
Pessoas |
A empresa possui equipes multidisciplinares que sabem aplicar conceitos e ferramentas para inovar. |
O recrutamento valoriza a diversidade (de personalidades, experiências, cultura, formação profissional). |
A avaliação de desempenho reconhece e recompensa a criação e compartilhamento do conhecimento. |
A gestão de pessoas estimula a confiança, flexibilidade e a colaboração. |
O processo de recrutamento e seleção valoriza o comportamento inovador e empreendedor. |
Existem estratégias explícitas para a retenção de talentos para a inovação na empresa. |
Os treinamentos focam nas competências organizacionais e profissionais necessárias para a inovação. |
A empresa se compara favoravelmente com outras, em satisfação dos funcionários, produtividade, etc. |
Relacionamentos |
A empresa desenvolve vínculos externos para a geração e refinamento de ideias de potencial inovador. |
A empresa vincula parcerias com universidades e institutos de pesquisa com seus objetivos estratégicos. |
Os funcionários sabem da importância das redes externas como forma de sustentação da competitividade. |
A empresa explora mecanismos de alianças para aprender com fornecedores e clientes. |
Infraestrutura tecnológica |
As informações mais relevantes estão documentadas e organizadas em espaços virtuais de acesso geral. |
Os sistemas de informações permitem fácil documentação e acesso ao conhecimento existente. |
A empresa estimula o trabalho colaborativo utilizando ferramentas eletrônicas de colaboração. |
As pessoas usam efetivamente os recursos de acesso e compartilhamento dos sistemas de informações. |
As fontes relacionadas à tecnologia são constantemente monitoradas e documentadas para fácil acesso. |
Mensuração |
Os ativos intelectuais que dão vantagens competitivas à empresa são gerenciados e protegidos. |
A empresa possui mecanismos formais para se comparar com a concorrência. |
Os esforços de Gestão do Conhecimento e Inovação são avaliados e divulgados regularmente. |
A empresa mede resultados sob várias perspectivas e usa as medidas como forma de aprendizado. |
A empresa utiliza indicadores dos esforços de inovação. |
Aprendizagem |
A empresa avalia o desempenho como uma atividade de aprendizagem, e não punitiva ou controladora. |
A empresa promove o aprendizado como uma responsabilidade integral e diária de todos. |
Estímulos ao aprendizado estão embutidos nos processos de negócios. |
As pessoas encontram com facilidade outras pessoas que detêm o conhecimento e conversam com elas. |
O compartilhamento efetivo é facilitado por uma linguagem comum, padrões e diretrizes organizacionais. |