SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Modelos integrados de dimensionamento e sequenciamento da produção: aplicação em uma fábrica de cimento para refratário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Gestão & Produção

versão impressa ISSN 0104-530Xversão On-line ISSN 1806-9649

Resumo

HILSDORF, Wilson de Castro  e  NOGUEIRA NETO, Mário de Souza. Porto de Santos: prospecção sobre as causas das dificuldades de acesso. Gest. Prod. [online]. 2016, vol.23, n.1, pp.219-231.  Epub 29-Set-2015. ISSN 0104-530X.  http://dx.doi.org/10.1590/0104-530X1370-14.

O Porto de Santos, maior porto da América Latina, é a porta de entrada e saída de grande parte das mercadorias que circulam pelo Brasil. Atualmente, com o crescimento econômico de que desfruta o País o porto passa por obras de expansão de sua capacidade, com planos até o ano de 2024. Nos anos de 2012 e 2013, as dificuldades de acesso ao Porto de Santos tiveram amplo destaque na imprensa. Uma visão holística desse cenário e das diversas causas das dificuldades de acesso ao porto pode contribuir para o melhor entendimento do problema e de suas possíveis soluções. Este trabalho tem como objetivo principal investigar quais as causas das dificuldades de acesso ao Porto de Santos e, como objetivo secundário, identificar quais as ações em andamento e quais os projetos previstos para adequar esses acessos à expansão da capacidade de movimentação do porto. Para tanto, foram analisados dados secundários obtidos no site da CODESP, órgão gestor do porto, e conduzidas observações in loco e entrevistas com executivos de alguns dos principais players atuantes no porto. Os dados obtidos permitiram identificar quatro grupos de problemas, decorrentes não somente de causas estruturais, mas também da falta de eficiência nos processos portuários. A classificação apresentada contribui para facilitar o entendimento do problema por parte dos gestores desses processos e, representa a base inicial para construção de um modelo teórico para o desenvolvimento de novas pesquisas sobre o tema.

Palavras-chave : Porto de Santos; Logística portuária; Acessos logísticos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )