Componente
1
2
3
4
5
6
Questões
Construto (Comunalidade)
alpha
Q1
0,710
A alta direção apoia diretamente o Sistema de Gestão da Qualidade.
Liderança e comunicação(0,9535)
0,919
Q2
0,584
0,473
A empresa prepara seus profissionais para os cargos de chefia.
Q5
0,701
Os objetivos do SGQ são revisados periodicamente para atender às necessidades e expectativas dos nossos clientes.
Q7
0,782
Os planos são amplamente discutidos com os empregados antes de serem implementados.
Q8
0,792
Os indicadores de desempenho dos processos são conhecidos, claros e objetivos.
Q10
0,560
As boas práticas obtidas no mercado são difundidas aos funcionários da empresa.
Q13
0,673
Os recursos para implementação do SGQ são rapidamente alocados quando necessários.
Q19
0,742
Está claro para os empregados sua importância para que os objetivos da empresa sejam atingidos.
Q20
0,646
0,314
As soluções propostas às solicitações de clientes são comunicadas rapidamente a todos os envolvidos.
Q11
0,352
0,421
-0,314
A reincidência de problemas na empresa é um fato raro.
Agilidade e Integração por meio de TI(0,9614)
0,716
Q14
0,829
A tecnologia da informação é utilizada para promover a integração da empresa com os clientes.
Q15
0,817
A integração com os fornecedores da empresa é feita com o uso de elevado grau de TI.
Q6
0,726
0,341
A empresa considera a auditoria realizada por clientes um processo rotineiro.
Gestão eficiente dos Processos(0,9740)
0,711
Q22
0,375
0,552
Os fornecedores têm papel ativo no desenvolvimento e melhoria dos processos da empresa.
Q23
0,638
0,328
A empresa melhora seus processos a fim de reduzir de forma sistemática as fontes de poluição.
Q24
0,423
0,348
0,383
0,318
A empresa desenvolve ações para reduzir continuamente os acidentes de trabalho.
Q9
0,317
0,611
0,349
São utilizados métodos matemáticos / estatísticos (tais como CEP, FMEA, probabilidade, etc.) para gerenciar processos.
Valorização dos empregados(0,9233)
0,773
Q16
0,398
0,469
0,372
0,321
A empresa é hábil em atrair e reter pessoas consideradas chave para os processos críticos.
Q17
0,834
A empresa possui um programa de premiação aos funcionários que sugerem melhorias nos processos.
Q18
0,566
0,555
A empresa estimula o alcance de metas de desempenho.
Q4
0,452
0,555
0,333
O cliente tem papel ativo no desenvolvimento dos processos da empresa.
Disponibilidade de Informações(0,9055)
0,601
Q21
0,741
A empresa assegura a disponibilidade adequada das informações necessárias à realização das atividades.
Q25
0,412
0,416
0,420
A empresa desenvolve ações que vêm reduzindo os custos da não qualidade (defeitos e reclamações).
Gestão dos Custos(0,9800)
0,674
Q26
0,576
0,306
0,339
0,318
É possível afirmar que a alta direção entende que os gastos com o Sistema de Gestão da Qualidade reduzem os custos operacionais.
Q27
0,730
Os projetos para melhoria de processos são definidos inicialmente com base em seus custos de implementação
Fonte: elaborado pelos autores com base nos dados da pesquisa.