Colocalização e proximidade física
|
Alocação das equipes dos diferentes departamentos no mesmo local. |
- Auxílio na interação e na promoção de troca de ideias entre as equipes; - Aumento do contato face a face; - Intensificação da interação entre diferentes especialistas. |
Pinto et al. (1993)Pinto, M. B., Pinto, J. K., & Prescott, J. E. (1993). Antecedents and consequences of Project Team Cross-Functional Cooperation. Management Science, 39(10), 1281-1297., Griffin et al. (1996)Griffin, A., Hauser, J. R., & Integrating, R. (1996). D and marketing: a review and analysis of the literature. Journal of Product Innovation Management, 13(3), 191-215. http://dx.doi.org/10.1111/1540-5885.1330191. http://dx.doi.org/10.1111/1540-5885.1330...
, Kahn & McDonough (1997)Kahn, K. B., & Mcdonough, E. F. 3rd (1997). An empirical study of the relationships among co-location, integration, performance, and satisfaction. Journal of Product Innovation, 14(3), 161-178. http://dx.doi.org/10.1111/1540-5885.1430161. http://dx.doi.org/10.1111/1540-5885.1430...
, Maltz et al. (2001)Maltz, E., Souder, W. E., Kumar, A., & Influencing, R. (2001). D/marketing integration and the use of market information by R&D managers: intended and unintended effects of managerial actions. Journal of Business Research, 52(1), 69-82. http://dx.doi.org/10.1016/S0148-2963(99)00096-X. http://dx.doi.org/10.1016/S0148-2963(99)...
, Leenders & Wierenga (2002)Leenders, M. A. A. M., & Wierenga, B. (2002). The effectiveness of different mechanisms for integrating marketing and R&D. Journal of Product Innovation Management, 19(4), 305-317. http://dx.doi.org/10.1016/S0737-6782(02)00147-9. http://dx.doi.org/10.1016/S0737-6782(02)...
, Jugend & Silva (2014)Jugend, D., & Silva, S. L. (2014). Integration of R&D and New product development: case studies of Brazilian high-tech firms. International Journal Business Innovation and Research, 8(4), 422-439. http://dx.doi.org/10.1504/IJBIR.2014.063071. http://dx.doi.org/10.1504/IJBIR.2014.063...
. |
Movimentação de pessoal
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Movimentação de funcionários entre os diferentes departamentos e atividades. |
- Intensifica o compartilhamento de informações entre diferentes especialistas; - Tende a reduzir incertezas técnicas; - Disseminação de percepções entre especialidades; - Reduz a probabilidade de isolamento das áreas; - Permite o entendimento em conjunto dos vários especialistas sobre necessidades de clientes e características para o PDP. |
Griffin et al. (1996)Griffin, A., Hauser, J. R., & Integrating, R. (1996). D and marketing: a review and analysis of the literature. Journal of Product Innovation Management, 13(3), 191-215. http://dx.doi.org/10.1111/1540-5885.1330191. http://dx.doi.org/10.1111/1540-5885.1330...
, Leenders & Wierenga (2002)Leenders, M. A. A. M., & Wierenga, B. (2002). The effectiveness of different mechanisms for integrating marketing and R&D. Journal of Product Innovation Management, 19(4), 305-317. http://dx.doi.org/10.1016/S0737-6782(02)00147-9. http://dx.doi.org/10.1016/S0737-6782(02)...
, Brem & Voigt (2009)Brem, A., & Voigt, K. I. (2009). Integration of market pull and technology push in the corporate front end and innovation management-Insights from the German software industry. Technovation, 29(5), 351-367. http://dx.doi.org/10.1016/j.technovation.2008.06.003. http://dx.doi.org/10.1016/j.technovation...
, Brettel et al. (2011)Brettel, M., Heinemann, F., Engelen, A., & Neubauer, S. (2011). Cross-functional integration of R&D, marketing, and manufacturing in radical and incremental product innovations and its effects on project effectiveness and efficiency. Journal of Product Innovation Management, 28(2), 251-269. http://dx.doi.org/10.1111/j.1540-5885.2011.00795.x. http://dx.doi.org/10.1111/j.1540-5885.20...
. |
Sistemas sociais informais
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Criação de viagens ou encontros informais dos grupos fora do ambiente de trabalho para fortalecer a relação interpessoal entre os colaboradores das diversas equipes. |
- Facilita transferência e utilização das informações entre diferentes especialistas; - Proporciona maior contato face a face entre diferentes especialistas; - Podem facilitar o intercâmbio de conhecimentos entre especialidades. |
Leenders & Wierenga (2002)Leenders, M. A. A. M., & Wierenga, B. (2002). The effectiveness of different mechanisms for integrating marketing and R&D. Journal of Product Innovation Management, 19(4), 305-317. http://dx.doi.org/10.1016/S0737-6782(02)00147-9. http://dx.doi.org/10.1016/S0737-6782(02)...
, Jugend & Silva (2014)Jugend, D., & Silva, S. L. (2014). Integration of R&D and New product development: case studies of Brazilian high-tech firms. International Journal Business Innovation and Research, 8(4), 422-439. http://dx.doi.org/10.1504/IJBIR.2014.063071. http://dx.doi.org/10.1504/IJBIR.2014.063...
. |
Estrutura organizacional
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Emprego dos times multifuncionais e estruturas organizacionais por projetos e matriciais. |
- Institucionaliza o trabalho conjunto entre diferentes funções e especialidades. |
Leenders & Wierenga (2002)Leenders, M. A. A. M., & Wierenga, B. (2002). The effectiveness of different mechanisms for integrating marketing and R&D. Journal of Product Innovation Management, 19(4), 305-317. http://dx.doi.org/10.1016/S0737-6782(02)00147-9. http://dx.doi.org/10.1016/S0737-6782(02)...
, Dietrich et al. (2010)Dietrich, P., Eskerod, P., Dalcher, D., & Sandhawalia, B. (2010). The dynamics of collaboration in multipartner projects. Project Management Journal, 41(4), 59-78. http://dx.doi.org/10.1002/pmj.20194. http://dx.doi.org/10.1002/pmj.20194...
, Slater et al. (2014)Slater, S. F., Mohr, J. J., & Sengupta, S. (2014). Radical product innovation capability: literature review, synthesis, and illustrative research propositions. Journal of Product Innovation Management, 31(3), 552-566. http://dx.doi.org/10.1111/jpim.12113. http://dx.doi.org/10.1111/jpim.12113...
. |
Métodos formais para a integração
|
Aplicação de métodos formais com uma sequência lógica de atividades e recursos para atingir determinados objetivos organizacionais. Exemplos: QFD (Quality Function Deployment), Pontos de Avaliação, e T-Plan para aplicação do technology roadmap. |
- Maior formalização para a integração no PDP; - Melhoria do planejamento de produtos e tecnologias; - Facilita a comunicação entre as áreas envolvidas no PDP; - Favorece a disseminação do conhecimento entre as diferentes especialidades. |
Drejer (2002)Drejer, A. (2002). Integrating product and technology development. International Journal of Technology Management, 24(2-3), 124-142. http://dx.doi.org/10.1504/IJTM.2002.003048. http://dx.doi.org/10.1504/IJTM.2002.0030...
, Phaal et al. (2001)Phaal, R., Farrukh, C., & Probert, D. T. (2001). Plan: fast start to technology roadmapping: planning your route to success. Cambridge: University of Cambridge., Leenders & Wierenga (2002)Leenders, M. A. A. M., & Wierenga, B. (2002). The effectiveness of different mechanisms for integrating marketing and R&D. Journal of Product Innovation Management, 19(4), 305-317. http://dx.doi.org/10.1016/S0737-6782(02)00147-9. http://dx.doi.org/10.1016/S0737-6782(02)...
, Cooper (2007)Cooper, R. G. (2007). Managing technology development projects. IEEE Engineering Management Review, 35(1), 67-76. http://dx.doi.org/10.1109/EMR.2007.329141. http://dx.doi.org/10.1109/EMR.2007.32914...
, Laugen & Boer (2008)Laugen, B. T., & Boer, H. (2008). Modes of integration of new product development and manufacturing – the effects of innovativeness, production volume and organization size. In Proceedings of the 15th International Product Development Management Conference. Hamburg., Jugend & Silva (2013Jugend, D., & Silva, S. L. (2013). Inovação e desenvolvimento de produtos: práticas de gestão e casos brasileiros (1 ed.). Rio de Janeiro: LTC., 2014Jugend, D., & Silva, S. L. (2014). Integration of R&D and New product development: case studies of Brazilian high-tech firms. International Journal Business Innovation and Research, 8(4), 422-439. http://dx.doi.org/10.1504/IJBIR.2014.063071. http://dx.doi.org/10.1504/IJBIR.2014.063...
). |
Incentivos e recompensas
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Políticas de recompensas (planos de carreira e salário) que encorajem maior colaboração e interação entre departamentos e times. |
- Estimula comportamentos colaborativos. |
Leenders & Wierenga (2002)Leenders, M. A. A. M., & Wierenga, B. (2002). The effectiveness of different mechanisms for integrating marketing and R&D. Journal of Product Innovation Management, 19(4), 305-317. http://dx.doi.org/10.1016/S0737-6782(02)00147-9. http://dx.doi.org/10.1016/S0737-6782(02)...
, Stock et al. (2013)Stock, R. M., Totzauer, F., & Zacharias, N. A. (2013). A closer look at cross-functional R&D cooperation for innovativeness: innovation-oriented leadership and human resource practices as driving forces. Journal of Product Innovation Management, 31(5), 924-938.. |
Tecnologias de Informação (TI)
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Utilização de ferramentas computacionais para facilitar a troca de informações e a interação entre as equipes, como e-mail e vídeoconferência, entre outras. |
- Mecanismo institucional para aproximar especialistas; - Facilita o fluxo de conhecimento. |
Leenders & Wierenga (2002)Leenders, M. A. A. M., & Wierenga, B. (2002). The effectiveness of different mechanisms for integrating marketing and R&D. Journal of Product Innovation Management, 19(4), 305-317. http://dx.doi.org/10.1016/S0737-6782(02)00147-9. http://dx.doi.org/10.1016/S0737-6782(02)...
, Dietrich et al. (2010)Dietrich, P., Eskerod, P., Dalcher, D., & Sandhawalia, B. (2010). The dynamics of collaboration in multipartner projects. Project Management Journal, 41(4), 59-78. http://dx.doi.org/10.1002/pmj.20194. http://dx.doi.org/10.1002/pmj.20194...
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