Capacidade de uma organização criar novo conhecimento, disseminá-lo na organização e incorporá-lo em seus produtos, serviços e sistemas.
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Nonaka & Takeuchi (1997)Nonaka, I., & Takeuchi, H. (1997). Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinamica da inovação. Rio de Janeiro: Campus.
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A gestão do conhecimento é um processo de coleta, distribuição e utilização eficiente dos recursos de conhecimento em toda a organização.
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Davenport et al. (1997)Davenport, T. H., Long, D. W., & Beers, M. C. (1997). Successful knowledge management projects. Sloan Management Review, 39(2), 43-57.
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A gestão do conhecimento é um processo que ajuda as organizações a encontrar, selecionar, organizar, divulgar e transferir informações e conhecimentos importantes e necessários para a resolução de problemas, aprendizagem dinâmica, planejamento e tomada de decisão.
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Gupta et al. (2000)Gupta, B., Iyer, L. S., & Aronson, J. E. (2000). Knowledge management: practices and challenges. Industrial Management & Data Systems, 100(1), 17-21. http://dx.doi.org/10.1108/02635570010273018. http://dx.doi.org/10.1108/02635570010273...
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Um processo de criação, validação, apresentação, distribuição e aplicação que permite a uma organização aprender, refletir, desaprender e reaprender, sendo essas cinco fases consideradas essenciais para construção, manutenção e reabastecimento das competências principais.
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Bhatt (2001)Bhatt, G. D. (2001). Knowledge management in organizations: examining the interaction between technologies, techniques, and people. Journal of Knowledge Management, 5(1), 68-75. http://dx.doi.org/10.1108/13673270110384419. http://dx.doi.org/10.1108/13673270110384...
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A gestão do conhecimento pode ser definida como qualquer processo ou prática que visa criar, adquirir, capturar, agregar, compartilhar e usar o conhecimento para melhorar a aprendizagem e o desempenho organizacional.
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Bate & Robert (2002)Bate, S. P., & Robert, G. (2002). Knowledge management and communities of practice in the private sector: lessons for modernizing the National Health Service in England and Wales. Public Administration, 80(4), 643-663. http://dx.doi.org/10.1111/1467-9299.00322. http://dx.doi.org/10.1111/1467-9299.0032...
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Gestão do conhecimento refere-se ao gerenciamento de processos que governam a criação, disseminação e utilização do conhecimento por meio da fusão de tecnologias, estruturas organizacionais e pessoas, para criar um aprendizado mais efetivo, resolver problemas e tomar decisões em uma organização.
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Na Ubon & Kimble (2002)Na Ubon, A., & Kimble, C. (2002). Knowledge management in online distance education. In: Proceedings of the 3rd International Conference Networked learning 2002 (pp. 465-473). Sheffield: University of Sheffield.
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Gestão do conhecimento é a gestão das atividades e processos que alavancam o conhecimento para aumentar a competitividade por meio da melhor utilização e criação de recursos individuais e coletivos de conhecimento.
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CEN (2004)European Committee for Standardization – CEN. (2004). European guide to good practice in knowledge management. Berlin: IPK.
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Gestão do conhecimento é um processo que facilita a partilha de conhecimentos e estabelece a aprendizagem como um processo contínuo dentro de uma organização.
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López et al. (2004)López, S. P., Peon, J. M. M., & Ordas, C. J. V. (2004). Managing knowledge: the link between culture and Organizational learning. Journal of Knowledge Management, 8(6), 93-104. http://dx.doi.org/10.1108/13673270410567657. http://dx.doi.org/10.1108/13673270410567...
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A gestão do conhecimento consiste em planejar, dirigir e controlar fluxos de conhecimento são produzidos na organização, bem como ações desenvolvidas para obter, aproveitar e melhorar o conhecimento que a organização necessita para ser competitiva.
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Herrera (2008)Herrera, C. G. N. (2008). El liderazgo en la gestión del conocimento. Manizales: Universidad de Manizales. Recuperado em 25 de maio de 2010, de http://www.umanizales.edu.co/programs/psicologia/Perspectivas.pdf
http://www.umanizales.edu.co/programs/ps...
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Um conjunto global de processos que são postos em prática com a finalidade de identificação das fontes de dados e informações relevantes nas organizações e eventual conversão desses dados e informações em conhecimento, para sua posterior divulgação em pontos diferentes da organização em que eles são necessários.
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Alavi & Leidner (2001)Alavi, M., & Leidner, D. E. (2001). Review: Knowledge management and knowledge management systems: Conceptual foundations and research issues. Management Information Systems Quarterly, 25(1), 107-136. http://dx.doi.org/10.2307/3250961. http://dx.doi.org/10.2307/3250961...
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A gestão do conhecimento é uma gestão intencional e sistemática do conhecimento e dos processos e das ferramentas associadas com o objetivo de utilizar plenamente o potencial do conhecimento na tomada de decisões eficazes e para alcançar vantagem competitiva em todos os níveis, solucionando problemas e facilitando a inovação.
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Kebede (2010)Kebede, G. (2010). Knowledge management: An information science perspective. International Journal of Information Management, 30(5), 416-424. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2010.02.004. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.20...
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