Radical |
Corresponde à criação de um novo conjunto de características. |
Gallouj & Weinstein (1997)Gallouj, F., & Weinstein, O. (1997). Innovation in services. Research Policy, 26(4), 537-556. http://dx.doi.org/10.1016/S0048-7333(97)00030-9. http://dx.doi.org/10.1016/S0048-7333(97)...
; Gallouj (2002)Gallouj, F. (2002). Innovation in the service economy: the new wealth of nations. Cheltenham: Edward Elgar.
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Ameliorativa |
Qualidade do produto ou processo melhorado. |
Gallouj & Weinstein (1997)Gallouj, F., & Weinstein, O. (1997). Innovation in services. Research Policy, 26(4), 537-556. http://dx.doi.org/10.1016/S0048-7333(97)00030-9. http://dx.doi.org/10.1016/S0048-7333(97)...
; Gallouj (2002)Gallouj, F. (2002). Innovation in the service economy: the new wealth of nations. Cheltenham: Edward Elgar.
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Incremental |
Adição ou eliminação de características. |
Gallouj & Weinstein (1997)Gallouj, F., & Weinstein, O. (1997). Innovation in services. Research Policy, 26(4), 537-556. http://dx.doi.org/10.1016/S0048-7333(97)00030-9. http://dx.doi.org/10.1016/S0048-7333(97)...
; Gallouj (2002)Gallouj, F. (2002). Innovation in the service economy: the new wealth of nations. Cheltenham: Edward Elgar.
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Ad hoc |
Produção de novas competências ou codificação e formalização. |
Gallouj & Weinstein (1997)Gallouj, F., & Weinstein, O. (1997). Innovation in services. Research Policy, 26(4), 537-556. http://dx.doi.org/10.1016/S0048-7333(97)00030-9. http://dx.doi.org/10.1016/S0048-7333(97)...
; Gallouj (2002)Gallouj, F. (2002). Innovation in the service economy: the new wealth of nations. Cheltenham: Edward Elgar.
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Recombinativa |
Combinação ou fragmentação de um grupo de características. |
Gallouj & Weinstein (1997)Gallouj, F., & Weinstein, O. (1997). Innovation in services. Research Policy, 26(4), 537-556. http://dx.doi.org/10.1016/S0048-7333(97)00030-9. http://dx.doi.org/10.1016/S0048-7333(97)...
; Gallouj (2002)Gallouj, F. (2002). Innovation in the service economy: the new wealth of nations. Cheltenham: Edward Elgar.
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Formalização |
Formatação e padronização de características. |
Gallouj & Weinstein (1997)Gallouj, F., & Weinstein, O. (1997). Innovation in services. Research Policy, 26(4), 537-556. http://dx.doi.org/10.1016/S0048-7333(97)00030-9. http://dx.doi.org/10.1016/S0048-7333(97)...
; Gallouj (2002)Gallouj, F. (2002). Innovation in the service economy: the new wealth of nations. Cheltenham: Edward Elgar.
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Barras |
Teoria voltada para a inovação tecnológica a partir de indústria para serviços. O modelo é preocupado principalmente com tecnologias de materiais. |
Gallouj (1998)Gallouj, F. (1998). Innovation in reverse services and the reverse product cycle. European Journal of Innovation Management, 1(3), 123-138. http://dx.doi.org/10.1108/14601069810230207. http://dx.doi.org/10.1108/14601069810230...
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Linear de Inovação |
Associado aos insumos utilizados em pesquisa e desenvolvimento, quanto mais recursos humanos, materiais e financeiros são alocados no processo maior será a produção de invenções e inovações. |
Viotti (2003)Viotti, E. B. (2003). Fundamentos e evolução dos indicadores de CT&I. Paraná: IBQP-PR.
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A inovação iniciada com pesquisa básica, seguindo-se à pesquisa aplicada e ao desenvolvimento, finalizando com a produção e a difusão. |
Moreira & Vargas (2009)Moreira, M. F., & Vargas, E. R. (2009). Compras governamentais e inovação em serviços de software. In Anais do 33º Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração. São Paulo.
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Chain-Linked (Elo de Cadeia) |
Resultado de um processo de interação entre oportunidades de mercado e a base de conhecimento e capacitação da empresa, envolvendo subprocessos entre as etapas de comercialização e de invenção e projeto. |
Viotti (2003)Viotti, E. B. (2003). Fundamentos e evolução dos indicadores de CT&I. Paraná: IBQP-PR.
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Não há um caminho principal de atividade, mas cinco, o que se refere às trajetórias possíveis para o surgimento de inovações. |
Moreira & Vargas (2009)Moreira, M. F., & Vargas, E. R. (2009). Compras governamentais e inovação em serviços de software. In Anais do 33º Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração. São Paulo.
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Sistêmico de Inovação |
As empresas não inovam isoladamente, participam de um sistema de relações diretas ou indiretas com outras empresas, sendo os esforços centrados na mensuração de fluxos de RH, informações e conhecimentos. |
Viotti (2003)Viotti, E. B. (2003). Fundamentos e evolução dos indicadores de CT&I. Paraná: IBQP-PR.
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Empresas não inovam isoladamente, mas no contexto de um sistema de redes de relações diretas ou indiretas. |
Moreira & Vargas (2009)Moreira, M. F., & Vargas, E. R. (2009). Compras governamentais e inovação em serviços de software. In Anais do 33º Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração. São Paulo.
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Aprendizado Tecnológico |
Absorve a capacidade tecnológica de produção e adquire domínio sobre a tecnologia assimilada a desenvolver a capacitação de aperfeiçoamento. |
Viotti (2003)Viotti, E. B. (2003). Fundamentos e evolução dos indicadores de CT&I. Paraná: IBQP-PR.
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