Competividade da produção citrícola brasileira
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Aumentar a competitividade da produção citrícola brasileira, principalmente por meio de ganhos de produtividade, com melhorias na qualidade dos frutos, diminuição dos problemas sanitários e estabilização da rentabilidade. |
▪ - Melhorar e aumentar a assistência técnica recebida pelos produtores; ▪ - Aumentar a taxa de renovação dos pomares; ▪ - Realizar programa de benchmarking entre os produtores, buscando obter melhores controles de custos e melhores técnicas de manejo por meio da troca de informações entre eles. |
Desenvolvimento de pesquisas e tecnologias
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Fortalecer e estimular o desenvolvimento de pesquisas e a difusão de novas tecnologias. |
▪ - Aumentar a captação de recursos públicos destinados à pesquisa na citricultura; ▪ - Buscar parceria com empresas privadas para investimentos em pesquisa e novas tecnologias; ▪ - Fortalecer as instituições de pesquisa como Fundecitrus, APTA, universidades, GTACC e GCONCI. |
Melhoria fitossanitária
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Buscar a melhoria da fitossanidade dos pomares e mitigar os problemas que têm assolado a citricultura brasileira. |
▪ - Estimular a prática de ações coletivas entre os produtores, por meio de aplicações conjuntas para defesa fitossanitária; ▪ - Aumentar a fiscalização dos pomares quanto a questões sanitárias; ▪ - Estimular instituições privadas para pesquisa de novas moléculas de defensivos registrados para citricultura. |
Desenvolvimento sustentável do sistema agroindustrial
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Promover e buscar permanentemente o desenvolvimento sustentável, por meio da estimulação de práticas sustentáveis ao logo de toda a cadeia. |
▪ - Criação de novas certificações e regulamentos sobre produção consciente e responsável e adesão às já existentes; ▪ - Implantar uma gestão de impactos sobre recursos naturais e resíduos da produção agrícola e industrial. |
Comunicação no mercado interno
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Estimular por meio da comunicação e marketing o aumento do consumo de suco de laranja industrializado e de bebidas sabor laranja com maior teor de suco no mercado interno. |
▪ - Estimular o hábito de consumo de suco de laranja industrializado no mercado interno; ▪ - Comunicação específica para formadores de opinião como médicos, professores, jornalistas sobre os benefícios nutricionais e a importância do desenvolvimento do sistema agroindustrial citrícola para o Brasil; ▪ - Inserir o suco de laranja na merenda escolar; ▪ - Criação de um novo produto e marca de suco específicos para o mercado interno – O Consórcio Consecitrus. |
Comunicação no mercado internacional
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Realizar esforços de marketing e comunicação visando aumentar e recuperar o consumo dos produtos citrícolas nos principais mercados em queda e buscar o aumento do consumo em mercados potenciais. |
▪ - Criação de um fundo de comunicação e marketing entre as indústrias, citricultores, governo e demais agentes do sistema agroindustrial; ▪ - Reposicionar os produtos da cadeia citrícola brasileira como de grande qualidade e sustentáveis; ▪ - Parcerias conjuntas de promoção de suco de laranja entre indústrias brasileiras, engarrafadores e varejistas internacionais, buscando a retomada do suco. |
Centro de Inteligência da Citricultura Brasileira (CICB)
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Desenvolver um Centro de Inteligência permanente da Citricultura que vise criar uma plataforma de centralização e disseminação de informações de todo o sistema agroindustrial citrícola, cuja finalidade seja fornecer maior volume de informações, transparência e ganhos de inteligência para o sistema. |
▪ - Criação do órgão Centro de Inteligência da Citricultura Brasileira (CICB); ▪ - Montar um sistema de levantamento de informações permanente; ▪ - Realizar relatórios estratégicos, com análise do mercado. |
Distribuição e logística
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Promover a melhoria da infraestrutura de logística e distribuição e a constante manutenção e conservação da infraestrutura de escoamento. |
▪ - Articular junto aos governos federal, estaduais e municipais maiores recursos destinados a investimentos em infraestrutura, especialmente nos portos; ▪ - Promover a conservação e manutenção permanente das principais vias de escoamento da produção; ▪ - Melhorar as estruturas portuárias e de acesso aos portos. |
Comercialização internacional
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Buscar um melhor ambiente de comercialização internacional, bem como melhores condições e formas de comercialização, visando também aumentar o valor exportado pelo complexo citrícola, bem como diversificar os produtos e mercados de destino. |
▪ - Diversificar os canais de comercialização de suco, procurando negociar também com engarrafadores menores e diminuir a concentração de vendas nos engarrafadores atuais; ▪ - Promover isenção de tributos para exportações de outros produtos citrícolas, visando incentivar o consumo e a exportação desses produtos; ▪ - Buscar acordos bilaterais entre os mercados compradores, visando melhores condições comerciais. |
Qualificação do agentes do sistema agroindustrial
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Qualificar e capacitar os diversos recursos humanos atuantes no sistema agroindustrial visando promover maior produtividade do sistema e condições para atrair recursos humanos para atuar na citricultura. |
▪ - Criação de um fundo de capacitação e desenvolvimento para a citricultura; ▪ - Buscar incentivos para atrair e manter agentes atuantes na cadeia, visando que eles não migrem para outros setores; ▪ - Fortalecimento dos cursos educacionais específicos existentes para a citricultura, a exemplo do curso de mestrado oferecido pelo Fundecitrus, e a criação de novos cursos. |
Coordenação de sistema agroindustrial e ambiente de negócio
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Proporcionar um melhor ambiente de negócio no sistema agroindustrial citrícola e buscar um sistema mais coordenado, com relacionamento mais estreito entre os elos e agentes do sistema, trabalhando de maneira conjunta e coordenada em benefício do setor. |
▪ - Fortalecer organizações representantes de classes; ▪ - Buscar um relacionamento estreito entre as organizações representantes de classe; ▪ - Trabalhar ações conjuntas entre os elos da cadeia; ▪ - Estimular associativismo e cooperativismo principalmente entre os pequenos produtores, buscando maior competitividade para eles; ▪ - Implementar ativamente o sistema Consecitrus já desenhado, visando a distribuição equânime dos resultados entre produtores e indústrias e a melhoria das condições de comercialização entre os elos. |
Crédito na citricultura
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Disponibilizar mais recursos para o sistema agroindustrial citrícola visando assim incentivar maiores investimentos no setor. |
▪ - Desenvolver linhas de crédito especiais para renovação dos pomares em idade avançada e implementação de novos pomares com carência mínima de quatro anos; ▪ - Desenvolver linhas de crédito específicas para investimentos em novas tecnologias na citricultura; ▪ - Revisar e avaliar sistematicamente as políticas de crédito para o setor. |
Melhoria da tributação na citricultura
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Proporcionar incentivos tributários para o sistema agroindustrial citrícola visando aumentar a sua competividade do sistema. |
▪ - Buscar junto aos governos federal e estaduais a redução da alta carga tributária dos produtos citrícolas; ▪ - Buscar incentivos tributários para bebidas com maior teor de suco de laranja; ▪ - Revisar e a articular melhorias contínuas nas políticas tributárias incidentes na cadeia citrícola. |