SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Leadership and quality management – a correlational study between leadership models and quality management principlesPMBOK® and Critical Chain practices: antagonisms and opportunities for complementation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Gestão & Produção

Print version ISSN 0104-530XOn-line version ISSN 1806-9649

Abstract

ZAWADZKI, Marcelo; COSTA, André Negrão; BELDERRAIN, Mischel Carmen Neyra  and  MONTIBELLER, Gilberto. Análise de Risco Adversário para alocação de recursos de contraterrorismo. Gest. Prod. [online]. 2017, vol.24, n.3, pp.450-463.  Epub June 22, 2017. ISSN 0104-530X.  http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x1814-16.

Análise de risco de terrorismo é um dos maiores desafios enfrentados pelas autoridades que definem a política de alocação de recursos de uma nação. Este artigo provê uma breve revisão de duas abordagens tradicionalmente usadas para esse propósito: Análise de Risco Probabilística e Teoria dos Jogos. Adicionalmente, ele introduz no contexto brasileiro a Análise de Risco Adversário, uma metodologia inovadora que objetica analisar os riscos causados por oponentes inteligentes. Finalmente, uma situação hipotética da Análise de Risco Adversário é apresentada. Os resultados mostram que essa metodologia pode ser utilizada para apoiar decisões sobre a alocação de recursos de defesa no contexto de megaeventos esportivos que são de interesse de diversos países.

Keywords : Análise de Risco Adversário; Alocação de recursos; Risco de terrorismo; Terrorismo em eventos esportivos; Copa do Mundo; Jogos Olímpicos.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )