SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Competitive resources in international entrepreneurship: a qualitative analysis of export enterprisesThe pickup and delivery problem with time windows in the oil industry: model and Branch-and-cut methods author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Gestão & Produção

Print version ISSN 0104-530XOn-line version ISSN 1806-9649

Abstract

SANTOS, Alisson Lima  and  SILVA, Simone de Cássia. A intervenção ergonômica no processo de fabricação de produtos químicos em uma empresa da Rede Petrogas, Sergipe. Gest. Prod. [online]. 2017, vol.24, n.3, pp.488-500.  Epub June 22, 2017. ISSN 0104-530X.  http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x1581-16.

Este trabalho apresenta um recorte dos resultados do projeto LabErgon/UFS – Uma nova rede em ergonomia entre Universidade-Empresas-Sociedade, focado no diagnóstico e recomendações ergonômicas apresentadas para melhoria das condições de trabalho no processo produtivo de uma das empresas participantes. O Laboratório de Ergonomia do Núcleo de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Sergipe (LabErgon/UFS) foi implantado com o objetivo de desenvolver estudos voltados para a aplicação da Análise Ergonômica do Trabalho (AET) em empresas sergipanas. Justificam-se a realização de pesquisas sobre o tema em virtude das perdas para as organizações advindas dos acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, absenteísmos, insatisfação com o trabalho e outros fatores que se refletem em baixa produtividade e prejuízo para a qualidade de vida dos colaboradores. Trata-se de uma pesquisa exploratória, aplicada e o delineamento adotado foi o estudo de caso. Realizou-se o mapeamento dos processos da organização em estudo e o desdobramento das atividades que compõem o processo produtivo, a partir das quais foram feitas as análises das condições organizacionais, técnicas e ambientais de trabalho. As disfunções mais insofismáveis foram geradas pelos movimentos exigidos na execução da atividade (tanto em relação a deslocamentos oriundos do leiaute falho quanto a posturas e movimentos nas tarefas) e pelo ambiente térmico desfavorável. Os resultados validam a metodologia de pesquisa adotada e os pressupostos da importância e necessidade de intervenção ergonômica nas empresas da cadeia de petróleo e gás no Estado de Sergipe.

Keywords : Ergonomia; Análise ergonômica do trabalho; Condições de trabalho; Higiene e segurança no trabalho.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )