Dantzig & Fulkerson (1954)Dantzig, G. B., & Fulkerson, D. R. (1954). Minimizing the number of tankers to meet a fixed schedule. Naval Research Logistics Quarterly, 1(3), 217-222. http://dx.doi.org/10.1002/nav.3800010309. http://dx.doi.org/10.1002/nav.3800010309...
|
Programação de navios da marinha americana |
Otimização linear |
Flood (1954)Flood, M. M. (1954). Application of transportation theory to scheduling a military tanker fleet. Journal of the Operations Research Society of America, 2(2), 150-162. http://dx.doi.org/10.1287/opre.2.2.150. http://dx.doi.org/10.1287/opre.2.2.150...
|
Transporte de petróleo por uma frota militar americana |
Otimização linear |
Briskin (1966)Briskin, L. (1966). Selecting delivery dates in the tanker scheduling problem. Management Science, 12(6), 224-235. http://dx.doi.org/10.1287/mnsc.12.6.B224. http://dx.doi.org/10.1287/mnsc.12.6.B224...
|
Determinação de datas e volumes de entrega para petroleiros |
Scheduling com rotas pré-definidas |
Appelgren (1969)Appelgren, L. H. (1969). Column generation algorithm for a ship scheduling problem. Transportation Science, 3(1), 53-68. http://dx.doi.org/10.1287/trsc.3.1.53. http://dx.doi.org/10.1287/trsc.3.1.53...
|
Atribuição de cargas a navios com minimização de custo |
Multicommodity flow, decomposição Dantzig-Wolfe e geração de colunas |
Appelgren (1971)Appelgren, L. H. (1971). Integer programming methods for a vessel scheduling problem. Transportation Science, 5(1), 64-78. http://dx.doi.org/10.1287/trsc.5.1.64. http://dx.doi.org/10.1287/trsc.5.1.64...
|
Extensão do artigo de 1969 |
Método baseado em planos de corte e branch-and-bound
|
Bellmore et al. (1971)Bellmore, M., Bennington, G., & Lubore, S. (1971). A multivehicle tanker scheduling problem. Transportation Science, 5(1), 36-47. http://dx.doi.org/10.1287/trsc.5.1.36. http://dx.doi.org/10.1287/trsc.5.1.36...
|
Extensão do trabalho de Dantzig & Fulkerson (1954)Dantzig, G. B., & Fulkerson, D. R. (1954). Minimizing the number of tankers to meet a fixed schedule. Naval Research Logistics Quarterly, 1(3), 217-222. http://dx.doi.org/10.1002/nav.3800010309. http://dx.doi.org/10.1002/nav.3800010309...
com frota heterogênea |
Relaxação de programa fixo de visitas, decomposição em subgrafos e branch-and-bound
|
McKay & Hartley (1974)McKay, M. D., & Hartley, H. O. (1974). Computerized scheduling of seagoing tankers. Naval Research Logistics, 21(2), 255-264. http://dx.doi.org/10.1002/nav.3800210205. http://dx.doi.org/10.1002/nav.3800210205...
|
Transporte de petróleo em navios militares ao redor do mundo |
Programação inteira mista e variações com rotas pré-definidas |
Ronen (1986)Ronen, D. (1986). Short-term scheduling of vessels for shipping bulk or semi-bulk commodities originating in a single area. Operations Research, 34(1), 164-173. http://dx.doi.org/10.1287/opre.34.1.164. http://dx.doi.org/10.1287/opre.34.1.164...
|
Programação de curto prazo para transporte de commodities
|
Algoritmos de alocação de carregamento com viés aleatório |
Brown et al. (1987)Brown, G. G., Graves, G. W., & Ronen, D. (1987). Scheduling ocean transportation of crude oil. Management Science, 33(3), 335-346. http://dx.doi.org/10.1287/mnsc.33.3.335. http://dx.doi.org/10.1287/mnsc.33.3.335...
|
Transporte de petróleo para exportação para Europa e EUA a partir de países do Oriente Médio |
Modelo baseado em set partitioning
|
Perakis & Bremer (1992)Perakis, A., & Bremer, W. M. (1992). An operational tanker scheduling optimization system: background, current practice and model formulation. Maritime Policy & Management, 19(3), 177-187. http://dx.doi.org/10.1080/751248659. http://dx.doi.org/10.1080/751248659...
|
Programação de navios na empresa Chevron |
Formulação matemática baseada em Appelgren (1971)Appelgren, L. H. (1971). Integer programming methods for a vessel scheduling problem. Transportation Science, 5(1), 64-78. http://dx.doi.org/10.1287/trsc.5.1.64. http://dx.doi.org/10.1287/trsc.5.1.64...
e construção de um “gerador de schedule” para construir programas factíveis |
Haugen (1996)Haugen, K. K. (1996). A Stochastic Dynamic Programming model for scheduling of offshore petroleum fields with resource uncertainty. European Journal of Operational Research, 88(1), 88-100. http://dx.doi.org/10.1016/0377-2217(94)00192-8. http://dx.doi.org/10.1016/0377-2217(94)0...
|
Distribuição de gás natural na Europa |
Programação dinâmica estocástica aplicada à programação de projetos (Stochastic Project Scheduling Problem) |
Sherali et al. (1999)Sherali, H. D., Al-Yakoob, S. M., & Hassan, M. M. (1999). Fleet management models and algorithms for an oil-tanker routing and scheduling problem. IIE Transactions, 5(31), 395-406. http://dx.doi.org/10.1080/07408179908969843. http://dx.doi.org/10.1080/07408179908969...
|
Programação de navios exportadores de petróleo e gás natural no Kuwait |
Baseado em Brown et al. (1987)Brown, G. G., Graves, G. W., & Ronen, D. (1987). Scheduling ocean transportation of crude oil. Management Science, 33(3), 335-346. http://dx.doi.org/10.1287/mnsc.33.3.335. http://dx.doi.org/10.1287/mnsc.33.3.335...
, apresenta método exato e heurística para horizonte de tempo rolante |
Christiansen (1999)Christiansen, M. (1999). Decomposition of a combined inventory and time constrained ship routing problem. Transportation Science, 33(1), 3-16. http://dx.doi.org/10.1287/trsc.33.1.3. http://dx.doi.org/10.1287/trsc.33.1.3...
|
Problema de coleta e entrega integrado de escoamento de amônia em uma empresa norueguesa |
Modelo inteiro misto com método de geração de colunas |
Lasschuit & Thijssen (2004)Lasschuit, W., & Thijssen, N. (2004). Supporting supply chain planning and scheduling decisions in the oil and chemical industry. Computers & Chemical Engineering, 28(6-7), 863-870. http://dx.doi.org/10.1016/j.compchemeng.2003.09.026. http://dx.doi.org/10.1016/j.compchemeng....
|
Planejamento estratégico de cadeia de suprimentos global da indústria química e de petróleo |
Programação não linear inteira mista baseada em GMOS/NetSim |
Persson & Göthe-Lundgren (2005)Persson, J. A., & Göthe-Lundgren, M. (2005). Shipment planning at oil refineries using column generation and valid inequalities. European Journal of Operational Research, 163(3), 631-652. http://dx.doi.org/10.1016/j.ejor.2004.02.008. http://dx.doi.org/10.1016/j.ejor.2004.02...
|
Programação de navios para escoamento de betume |
Modelo inteiro misto com desigualdades válidas e geração de colunas |
Al-Khayyal & Hwang (2007)Al-Khayyal, F., & Hwang, S. J. (2007). Inventory constrained maritime routing and scheduling for multi-commodity liquid bulk, Part I: Applications and model. European Journal of Operational Research, 176(1), 106-130. http://dx.doi.org/10.1016/j.ejor.2005.06.047. http://dx.doi.org/10.1016/j.ejor.2005.06...
|
Transporte marítimo de diversos líquidos a granel |
Programação inteira mista linear e não linear |
Gribkovskaia et al. (2007)Gribkovskaia, I., Laporte, G., & Shlopak, A. (2007). A tabu search heuristic for a routing problem arising in servicing of offshore oil and gas platforms. The Journal of the Operational Research Society, 59(11), 1449-1459. http://dx.doi.org/10.1057/palgrave.jors.2602469. http://dx.doi.org/10.1057/palgrave.jors....
|
Provisionamento de plataformas de petróleo e gás do Mar da Noruega |
Heurísticas construtivas e algoritmo baseado em busca tabu |
Rocha et al. (2009)Rocha, R., Grossmann, I. E., & Poggi De Aragão, M. V. S. (2009). Petroleum allocation at PETROBRAS: mathematical model and a solution algorithm. Computers & Chemical Engineering, 33(12), 2123-2133. http://dx.doi.org/10.1016/j.compchemeng.2009.06.017. http://dx.doi.org/10.1016/j.compchemeng....
|
Alocação de petróleo para o processo logístico da Petrobras |
Programação inteira mista e heurística baseada em busca local |
Brønmo et al. (2010)Brønmo, G., Nygreen, B., & Lysgaard, J. (2010). Column generation approaches to ship scheduling with flexible cargo sizes. European Journal of Operational Research, 200(1), 139-150. http://dx.doi.org/10.1016/j.ejor.2008.12.028. http://dx.doi.org/10.1016/j.ejor.2008.12...
|
Programação de coletas e entregas de navios com flexibilidade de carga |
Programação inteira com decomposição Dantzig-Wolfe |
Kobayashi & Kubo (2010)Kobayashi, K., & Kubo, M. (2010). Optimization of oil tanker schedules by decomposition, column generation, and time-space network techniques. Japan Journal of Industrial and Applied Mathematics, 27(1), 161-173. http://dx.doi.org/10.1007/s13160-010-0008-7. http://dx.doi.org/10.1007/s13160-010-000...
|
Programação operacional de uma frota de cabotagem para petróleo no Japão |
Programação inteira e heurística própria desenvolvida pelos autores |
Andersson et al. (2010)Andersson, H., Hoff, A., Christiansen, M., Hasle, G., & Løkketangen, A. (2010). Industrial aspects and literature survey: Combined inventory management and routing. Computers & Operations Research, 37(9), 1515-1536. http://dx.doi.org/10.1016/j.cor.2009.11.009. http://dx.doi.org/10.1016/j.cor.2009.11....
|
Revisão bibliográfica de modelos do tipo inventory routing problem integrados com gestão de estoque, com ênfase em aspectos práticos de aplicações industriais para modais marítimos e terrestres |
Hoff et al. (2010)Hoff, A., Andersson, H., Christiansen, M., Hasle, G., & Løkketangen, A. (2010). Industrial aspects and literature survey: Fleet composition and routing. Computers & Operations Research, 37(12), 2041-2061. http://dx.doi.org/10.1016/j.cor.2010.03.015. http://dx.doi.org/10.1016/j.cor.2010.03....
|
Continuação do trabalho de Andersson et al. (2010)Andersson, H., Hoff, A., Christiansen, M., Hasle, G., & Løkketangen, A. (2010). Industrial aspects and literature survey: Combined inventory management and routing. Computers & Operations Research, 37(9), 1515-1536. http://dx.doi.org/10.1016/j.cor.2009.11.009. http://dx.doi.org/10.1016/j.cor.2009.11....
, com foco em estudos que integram problemas de roteirização com composição de frota |
Hennig et al. (2012)Hennig, F., Nygreen, B., Christiansen, M., Fagerholt, K., Furman, K. C., Song, J., Kocis, G. R., & Warrick, P. H. (2012). Maritime crude oil transportation: a split pickup and split delivery problem. European Journal of Operational Research, 01(218), 764-774. http://dx.doi.org/10.1016/j.ejor.2011.09.046. http://dx.doi.org/10.1016/j.ejor.2011.09...
|
Problema de coleta e entrega de petróleo com fracionamento de carga |
Programação inteira mista com rotas pré-geradas |
Stålhane et al. (2012)Stålhane, M., Andersson, H., Christiansen, M., Cordeau, J.-F., & Desaulniers, G. (2012). A branch-price-and-cut method for a ship routing and scheduling problem with split loads. Computers & Operations Research, 39(12), 3361-3375. http://dx.doi.org/10.1016/j.cor.2012.04.021. http://dx.doi.org/10.1016/j.cor.2012.04....
|
Problema de coleta e entrega com fracionamento de carga |
Método branch-and-price-and-cut
|
Song & Furman (2013)Song, J.-H., & Furman, K. C. (2013). A maritime inventory routing problem: practical approach. Computers & Operations Research, 40(3), 657-665. http://dx.doi.org/10.1016/j.cor.2010.10.031. http://dx.doi.org/10.1016/j.cor.2010.10....
|
Modelos do tipo IRP |
Proposta de framework flexível para guiar as aplicações de modelos baseados em IRP com formulação de multi-commodity flow
|
Christiansen et al. (2013)Christiansen, M., Fagerholt, K., Nygreen, B., & Ronen, D. (2013). Ship routing and scheduling in the new millennium. European Journal of Operational Research, 228(3), 467-483. http://dx.doi.org/10.1016/j.ejor.2012.12.002. http://dx.doi.org/10.1016/j.ejor.2012.12...
|
Recente levantamento bibliográfico de problemas de roteirização e programação de navios, e problemas correlatos que ilustram os principais domínios da área. |
Agra et al. (2012)Agra, A., Christiansen, M., & Delgado, A. (2012). Mixed integer formulations for a short sea fuel oil distribution problem. Transportation Science, 47(1), 108-204. http://dx.doi.org/10.1287/trsc.1120.0416. http://dx.doi.org/10.1287/trsc.1120.0416...
|
Problema de distribuição de petróleo de curta distância entre as ilhas do arquipélago de Cabo Verde |
Modelo de programação inteira mista, com estratégias para buscas de melhores limitantes, extensão das formulações e desigualdades válidas |
Agra et al. (2013a)Agra, A., Andersson, H., Christiansen, M., & Wolsey, L. (2013a). A maritime inventory routing problem: discrete time formulations and valid inequalities. Networks, 62(4), 297-314. http://dx.doi.org/10.1002/net.21518. http://dx.doi.org/10.1002/net.21518...
|
Problema de roteirização de estoque monoproduto com taxas variáveis de consumo e produção ao longo do horizonte de planejamento |
Modelo de programação inteira mista, com duas formulações discretas e uso de relaxações baseadas em dimensionamento de lotes para propor desigualdades válidas |
Agra et al. (2013b)Agra, A., Christiansen, M., Delgado, A., & Simonetti, L. (2013b). Hybrid heuristics for a short sea inventory routing problem. European Journal of Operational Research, 236(3), 924-935. http://dx.doi.org/10.1016/j.ejor.2013.06.042. http://dx.doi.org/10.1016/j.ejor.2013.06...
|
Mesmo problema abordado por Agra et al. (2012)Agra, A., Christiansen, M., & Delgado, A. (2012). Mixed integer formulations for a short sea fuel oil distribution problem. Transportation Science, 47(1), 108-204. http://dx.doi.org/10.1287/trsc.1120.0416. http://dx.doi.org/10.1287/trsc.1120.0416...
|
Formulação baseada em arc-load flow com uso de desigualdades válidas e heurísticas híbridas (horizonte rolante, local branching e feasibility pump) |
Stålhane et al. (2015)Stålhane, M., Andersson, H., & Christiansen, M. (2015). A branch-and-price method for a ship routing and scheduling problem with cargo coupling and synchronization constraints. EURO Journal on Transportation and Logistics, 4(4), 421-443. http://dx.doi.org/10.1007/s13676-014-0061-5. http://dx.doi.org/10.1007/s13676-014-006...
|
Problema de coleta e entrega com janelas de tempo, combinação de carga e entregas sincronizadas para cargas especializadas e únicas |
Método branch-and-price com subproblema baseado em um problema de caminho mínimo com restrições de recursos, resolvido por programação dinâmica |
Rakke et al. (2014)Rakke, J. G., Andersson, H., Christiansen, M., & Desaulniers, G. (2014). A new formulation based on customer delivery patterns for a maritime inventory routing problem. Transportation Science
|
Problema de roteirização de estoque para um dos maiores produtores globais de gás liquefeito de petróleo (GLP) |
Formulação baseada na decomposição do problema por padrões de demanda com uso do método branch-price-and-cut
|