Acessibilidade / Reportar erro

Modelo para avaliar o comportamento dinâmico da evolução da comercialização de produtos em um contexto de inovação aberta

Model to evaluate the dynamic behavior of the evolution of product marketing in an open innovation context

Resumo

Esta pesquisa é estabelecida no contexto da inovação aberta. Nesse contexto, a abertura do processo de inovação acarreta fatores específicos que podem comprometer seu desempenho. Assim, o objetivo geral desta pesquisa consistiu em evidenciar a influência de dois fatores na taxa de comercialização de produtos ao longo do tempo: (i) a geração de conhecimento externo e (ii) a entrada de novos concorrentes. Esta pesquisa descritiva utiliza a Dinâmica de Sistemas resultando no diagrama de causalidade e no diagrama de fluxo e estoque no tratamento qualitativo e quantitativo. É evidenciado que a geração de conhecimento externo pode influenciar a abertura de novos mercados conduzindo ao aumento de consumidores potenciais e efetivos. A entrada de novos concorrentes influência o sistema pelo valor no mercado e seu reflexo na percepção do consumidor. Isto se expressa em uma taxa de comercialização alongada e um crescimento abreviado de unidades comercializadas.

Palavras-chave:
Gestão da inovação; Inovação aberta; Dinâmica da inovação; Dinâmica de Sistemas; Comportamento dinâmico; Modelo de avaliação

Universidade Federal de São Carlos Departamento de Engenharia de Produção , Caixa Postal 676 , 13.565-905 São Carlos SP Brazil, Tel.: +55 16 3351 8471 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: gp@dep.ufscar.br