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Flexibilidade e orientação para mercados em duas cadeias de suprimentos da indústria da moda: análise e modelo para futuras pesquisas

Resumo

O objetivo deste artigo foi entender como a flexibilidade pode auxiliar grandes empresas focais da indústria calçadista compradoras de materiais que serão usados em produtos de moda a atender a demandas de mercado, principalmente de mercados internacionais. Foram estudadas duas cadeias de suprimentos da indústria da moda, uma localizada no Brasil, outra na China. O método de pesquisa foi o estudo de caso múltiplo. Foi construída uma estrutura de construtos e dimensões que descreveu os vários níveis de flexibilidade que podem ser observados em cadeias de suprimento. Quatro construtos de flexibilidade foram considerados: flexibilidade operacional, tática, estratégica e de cadeia. Uma variável dicotômica dependente, de saída da estrutura, foi alocada: a orientação de mercado, que pode ser por diferenciação ou por redução de preço. Vinte e quatro empresas dos dois países participaram do estudo. Os achados sugerem que a flexibilidade operacional pode ser influenciada pelos custos de mão de obra e de equipamentos e pelo nível de tecnologia empregado e que a flexibilidade operacional influencia os demais níveis de flexibilidade. Também sugerem que flexibilidade de cadeia pode influenciar o tipo de competição. Um modelo para futuras pesquisas sobre flexibilidade foi apresentado.

Palavras-chave:
Flexibilidade; Gestão da cadeia de suprimentos; Competitividade; Estratégia competitiva


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