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Impacto da certificação de produto na indústria brasileira de baterias automotivas: um estudo de caso

Resumo

A certificação de produto, quando compulsória, é a adoção, por um segmento industrial, de um conjunto de procedimentos exigidos por um órgão de regulação de um setor, que atesta que o produto, objeto da regulamentação, atende aos requisitos mínimos de qualidade. O objetivo desta pesquisa foi estudar o impacto da certificação de produto em uma indústria de médio porte, fabricante de baterias automotivas, cujo segmento foi recentemente submetido a certificação compulsória. Pretendeu-se estudar esses impactos na cadeia interna de valor da organização, bem como na sua interação com o seu ambiente competitivo, a partir de variáveis qualitativas retiradas de dois modelos encontrados na literatura para avaliação dos impactos da certificação. O método de pesquisa adotado foi o estudo de caso. Como contribuições do trabalho foram identificados impactos significativos na produtividade, nas estratégias mercadológicas, no relacionamento com a sua cadeia de suprimentos e nas exigências de qualificação da mão de obra, entre outros aspectos, da empresa pesquisada.

Palavras-chave:
Certificação de produto; Normalização; Baterias automotivas; Regulamentação técnica


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