SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Supply chain risk management at seaport container terminalsNeuromarketing and its implications for operations management: an experiment with two brands of beer índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Gestão & Produção

versión impresa ISSN 0104-530Xversión On-line ISSN 1806-9649

Resumen

LOHMANN, Sabrina; LACERDA, Daniel Pacheco; CAMARGO, Luís Felipe Riehs  y  DRESCH, Aline. Estratégia de operações e análise dos critérios competitivos: um estudo de caso em uma empresa de alimentos. Gest. Prod. [online]. 2019, vol.26, n.3, e2290.  Epub 22-Ago-2019. ISSN 1806-9649.  https://doi.org/10.1590/0104-530x2290-19.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo propor uma forma alternativa para acessar a informação da prioridade dos clientes em relação aos critérios competitivos que uma empresa da indústria de alimentos necessita considerar. A partir desta abordagem, é possível identificar um conjunto consistente de informações que auxilie no suporte do processo decisório no nível da estratégia de operações, como: investimentos em linhas de produção dedicadas ou compartilhadas, programas de qualidade e de redução de custos. A pesquisa foi conduzida por meio de um estudo de caso único incorporado. Os dados foram coletados, por meio de entrevistas, junto à 10 clientes de cada UN. Para análise dos dados foi utilizada estatística descritiva dos resultados: tendência central média, desvio padrão amostral e coeficiente de variação. Em seguida o Índice Fleiss Kappa foi utilizado para a análise da concordância das respostas dos entrevistados. Por fim, foi realizada uma nova análise estatística, desta vez ponderada, considerando a representatividade de cada cliente no faturamento da empresa. Os resultados demonstraram que existem diferenças entre as prioridades competitivas de cada UN. Além disso, pode-se concluir que a proporcionalidade de participação de cada UN na empresa, influencia na ordem de preferência dos critérios competitivos.

Palabras clave : Estratégia de operações; Critérios competitivos; Visão do cliente; Índice Fleiss Kappa.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )