SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Macrossomia e habilidades auditivas: estudo comparativoReabilitação vocal em pacientes com doença de Parkinson: fatores interferentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pró-Fono Revista de Atualização Científica

versão impressa ISSN 0104-5687

Resumo

ALMEIDA, Maria Amélia; PIZA, Maria Helena Machado  e  LAMONICA, Dionísia Aparecida Cusin. Adaptações do sistema de comunicação por troca de figuras no contexto escolar. Pró-Fono R. Atual. Cient. [online]. 2005, vol.17, n.2, pp.233-240. ISSN 0104-5687.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872005000200012.

TEMA: comunicação alternativa. OBJETIVO: avaliar a eficácia do Sistema de Comunicação por Intercâmbio de Figuras (Pecs-Adaptado) e do Picture Communication Symbols (PCS) na comunicação de paralítico cerebral. MÉTODO: participou uma menina de 9a e 10m, com quadriplegia atetóide. Aplicou-se todas as fases do Pecs-Adaptado (Walter, 2000), usando figuras do PCS (Johnson, 1998), tendo como programa o currículo funcional (LeBlanc, 1991). Utilizou-se o delineamento experimental AB, tendo "o sujeito como seu próprio controle". RESULTADOS: a participante passou por todas as fases propostas e usou sua prancha de comunicação nas atividades curriculares escolares. CONCLUSÃO: o Pecs-Adaptado mostrou-se efetivo para melhorar as habilidades comunicativas e escolares da participante.

Palavras-chave : Paralisia Cerebral; Comunicação Alternativa; Barreiras de Comunicação; Patologia da Fala e Linguagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf epdf ) | Inglês ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons