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Pró-Fono Revista de Atualização Científica

versão impressa ISSN 0104-5687

Resumo

SALGADO, Cíntia Alves  e  CAPELLINI, Simone Aparecida. Programa de remediação fonológica em escolares com dislexia do desenvolvimento. Pró-Fono R. Atual. Cient. [online]. 2008, vol.20, n.1, pp.31-36. ISSN 0104-5687.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872008000100006.

TEMA: programa de remediação fonológica na dislexia do desenvolvimento. OBJETIVOS: verificar a eficácia do programa de remediação fonológica em escolares com dislexia do desenvolvimento. Dentre os objetivos específicos, o estudo visou comparar o desempenho cognitivo-lingüístico de escolares com dislexia do desenvolvimento com escolares bons leitores; comparar os achados dos procedimentos de avaliação utilizados na pré e pós-testagem em escolares com dislexia submetidos e não submetidos ao programa, e comparar os achados do programa de remediação fonológica em escolares com dislexia e escolares bons leitores submetidos ao programa de remediação. MÉTODO: participaram deste estudo 24 escolares, sendo o grupo I (GI) subdivido em: GIe composto por seis escolares com dislexia do desenvolvimento submetidos ao programa, e GIc, composto por seis escolares com dislexia do desenvolvimento não submetidos ao programa. O grupo II (GII), subdividido em GIIe, composto por seis escolares bons leitores submetidos à remediação e GIIc, composto por seis escolares bons leitores não submetidos à remediação. Foi realizado programa de remediação fonológica (Gonzalez e Rosquete, 2002) em três etapas: pré-testagem, treino, pós-testagem. RESULTADOS: os resultados deste estudo revelaram que o GI apresentou desempenho inferior em habilidade fonológica, de leitura e escrita do que o GII em situação de pré-testagem. Entretanto, o GIe apresentou desempenho semelhante ao GII em situação de pós-testagem, evidenciando a eficácia do programa de remediação com habilidades fonológicas em escolares com dislexia do desenvolvimento. CONCLUSÃO: o estudo evidenciou a eficácia do treinamento com as habilidades fonológicas para os escolares com dislexia.

Palavras-chave : Dislexia; Intervenção; Aprendizagem.

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