SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Phonological remediation program in students with developmental dyslexiaBehavioral auditory processing evaluation in individuals with stuttering author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pró-Fono Revista de Atualização Científica

Print version ISSN 0104-5687

Abstract

LOPES-HERRERA, Simone Aparecida  and  ALMEIDA, Maria Amélia. O uso de habilidades comunicativas verbais para aumento da extensão de enunciados no autismo de alto funcionamento e na S índrome de Asperger. Pró-Fono R. Atual. Cient. [online]. 2008, vol.20, n.1, pp. 37-42. ISSN 0104-5687.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872008000100007.

TEMA: o autismo de alto funcionamento (AAF) e a síndrome de Asperger (SA) são transtornos globais do desenvolvimento que apresentam alterações nas habilidades comunicativas e sociais. OBJETIVO: o objetivo desta pesquisa foi promover o aumento da extensão média dos enunciados (EME) produzidos por indivíduos com AAF e SA por meio de estratégias que utilizavam habilidades comunicativas verbais (HCV). MÉTODO: participaram deste estudo três indivíduos com AAF ou SA do gênero masculino, com doze anos. Os dados foram coletados mediante gravações em vídeo de sessões estruturadas de interação verbal entre cada participante e a pesquisadora durante oito meses. Foi utilizado um delineamento experimental de linha de base múltipla cruzando com sujeitos, composto por duas fases: linha de base (LB) e intervenção (I). Na LB, ocorreram situações espontâneas de interação adulto e cada participante. Na primeira fase da I, inicialmente foram realizadas sessões duas vezes por semana e só se passava para a realização de sessões semanais após o indivíduo alcançar o objetivo de aumentar a EME. Houve a diminuição gradual do número de sessões, para que não houvesse queda no desempenho. As estratégias aplicadas foram divididas em blocos atividades com conversa espontânea; atividades que envolvessem dificuldades específicas de linguagem; jogos de regras; solicitações de relatos de histórias ou acontecimentos e atividades metalingüísticas. RESULTADOS: os resultados demostraram que a utilização de HCV foi efetiva para promover o aumento da EME. CONCLUSÃO: ficam sugestões para outras pesquisas que investiguem a manutenção dos resultados obtidos em outros ambientes e em interação com vários interlocutores.

Keywords : Autismo; Síndrome de Asperger; Linguagem; Educação Especial.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese