SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Behavioral auditory processing evaluation in individuals with stutteringCharacterization of language disorders in children with lead poisoning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pró-Fono Revista de Atualização Científica

Print version ISSN 0104-5687

Abstract

MAIA, Juliana Rollo Fernandes  and  RUSSO, Ieda Chaves Pacheco. Estudo da audição de músicos de rock and roll. Pró-Fono R. Atual. Cient. [online]. 2008, vol.20, n.1, pp. 49-54. ISSN 0104-5687.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872008000100009.

TEMA: o rock and roll tem como uma de suas principais características os níveis sonoros elevados. Diversos estudos já constataram que estes níveis variam de 100 a 115dB (A), alcançando picos de 150dB (A). OBJETIVO: estudar a audição de músicos de rock and roll, analisando os resultados da avaliação audiológica e investigar a influência da variável tempo de exposição à música amplificada na audição. MÉTODO: foi aplicado um questionário em 23 músicos (46 orelhas), e os mesmos foram avaliados por meio da audiometria tonal, audiometria vocal, medidas de imitância acústica e emissões otoacústicas (evocadas por estímulo transiente - EOAT e produto de distorção - EOAPD). RESULTADOS: com relação ao tempo de exposição à música, foram encontrados valores próximos do limite de aceitação (tendendo a ser significantes), nas freqüências de 0,5 e 6kHz, na audiometria tonal. Também foi encontrada diferença estatisticamente significante na freqüência de 2kHz, no teste de EOAT e diferença estatisticamente significante nas freqüências de 0,75, 1, 4 e 6kHz, no teste de EOAPD. CONCLUSÕES: os resultados mostraram que apesar de não ocorrer perda auditiva na população estudada, já existe alteração no registro das EOA, o que sugere alteração da função coclear. Com relação ao tempo de exposição, os resultados demonstraram que os músicos com carreira superior a dez anos apresentaram diferença estatisticamente significante comparados aos que estão expostos a menos tempo.

Keywords : Audição; Testes auditivos; Música; Efeitos do ruído.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese