SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Study of the hearing of rock and roll musiciansChanges in behavior associated to the use of voice after a speech therapy intervention with professionals of child day care centers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pró-Fono Revista de Atualização Científica

Print version ISSN 0104-5687

Abstract

GAHYVA, Dáphine Luciana Costa; CRENITTE, Patrícia de Abreu Pinheiro; CALDANA, Magali de Lourdes  and  HAGE, Simone Rocha de Vasconcellos. Caracterização das alterações de linguagem em crianças com histórico de intoxicação por chumbo. Pró-Fono R. Atual. Cient. [online]. 2008, vol.20, n.1, pp. 55-60. ISSN 0104-5687.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872008000100010.

TEMA: a intoxicação por chumbo pode causar deficiências neuropsicológicas, que incluem a linguagem, devido aos danos provocados no desenvolvimento do SNC. OBJETIVO: verificar a ocorrência de alterações de linguagem em crianças com histórico de intoxicação por chumbo e a correlação entre o índice de chumbo sangüíneo e as alterações de linguagem apresentadas pelas crianças. MÉTODO: avaliação da linguagem de 20 crianças em idade pré-escolar, com índice de chumbo sangüíneo acima de 10 µg/dl. RESULTADOS: 13 crianças apresentaram distúrbio de linguagem envolvendo somente a Fonologia ou mais de um subsistema lingüístico. A análise estatistica revelou não existir correlação entre a gravidade das alterações e os índices de chumbo apresentado. CONCLUSÃO: a ocorrência de crianças com distúrbio de linguagem aponta a contaminação por chumbo como um fator de risco para as alterações apresentadas, mesmo tendo sido encontrados outros fatores que levem à defasagem no desenvolvimento da linguagem e ausência de correlação entre as referidas variavéis.

Keywords : Intoxicação por Chumbo; Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem; Cognição.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese