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Pró-Fono Revista de Atualização Científica

Print version ISSN 0104-5687

Abstract

MOURA, Simone Raquel Sbrissa; MEZZOMO, Carolina Lisbôa  and  CIELO, Carla Aparecida. Estimulação em consciência fonêmica e seus efeitos em relação à variável sexo. Pró-Fono R. Atual. Cient. [online]. 2009, vol.21, n.1, pp.51-56. ISSN 0104-5687.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872009000100009.

TEMA: estimulação em consciência fonêmica e a comparação de seus efeitos entre os sexos. OBJETIVO: verificar o possível ganho no desempenho em tarefas envolvendo habilidades de consciência fonêmica em meninos e meninas após desenvolvimento de programa de estimulação em consciência fonêmica. MÉTODO: a amostra foi composta de alunos da segunda série do Ensino Fundamental, sendo 18 meninos e 18 meninas, com desenvolvimento típico de linguagem. O estudo compreendeu três etapas. Na primeira e na última etapa, foram realizadas as triagens audiológicas, as avaliações fonoaudiológicas e das habilidades em consciência fonêmica através do Protocolo de Tarefas de Consciência Fonológica. Na fase intermediária, o programa de estimulação em consciência fonêmica foi previamente planejado e, em seguida, aplicado em sala de aula. RESULTADOS: meninos e meninas apresentaram melhor desempenho após o desenvolvimento do programa de estimulação em todas as tarefas de consciência fonêmica, com diferença estatisticamente significativa. Com relação à interferência da variável sexo, se constatou que antes do programa de estimulação, houve diferença significativa entre meninos e meninas na tarefa de detecção fonêmica em posição final. Após a estimulação, essa diferença permaneceu significativa na mesma tarefa e se revelou importante estatisticamente também nas tarefas de segmentação fonêmica de palavras com seis fonemas e de reversão fonêmica para palavras com dois e três fonemas. CONCLUSÃO: percebe-se que, na maioria das tarefas em consciência fonêmica, as meninas obtiveram melhor desempenho, mesmo que em alguns casos o resultado não tenha sido estatisticamente significativo. Além disso, o programa de estimulação dessas tarefas foi eficaz.

Keywords : Ensino; Fonoterapia; Distribuição por Sexo.

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