SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4Therapeutic efficacy analysis of three contrastive approach phonological modelsPragmatic, lexical and grammatical abilities of autistic spectrum children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pró-Fono Revista de Atualização Científica

Print version ISSN 0104-5687

Abstract

QUINTAS, Taiana d' Ávila; CURTI, Luana Mota; GOULART, Bárbara Niegia Garcia de  and  CHIARI, Brasilia Maria. Caracterização do jogo simbólico em deficientes auditivos: estudo de casos e controles. Pró-Fono R. Atual. Cient. [online]. 2009, vol.21, n.4, pp. 303-308. ISSN 0104-5687.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872009000400007.

TEMA: crianças deficientes auditivas não adquirem linguagem no mesmo período e velocidade de uma criança normo-ouvinte, pois o aprendizado da linguagem oral é um evento essencialmente auditivo. O desenvolvimento da criança consiste na aquisição progressiva de habilidades motoras e psicocognitivas, e a entrada no mundo simbólico é fator preponderante para que a criança possa atingir os níveis de maior complexidade no domínio da linguagem. OBJETIVO: relacionar o jogo simbólico e aspectos do desenvolvimento infantil em crianças deficientes auditivas com seus pares ouvintes. MÉTODO: 32 crianças, de ambos os sexos, de 2 a 6 anos de idade, pareadas por idade, foram submetidas à Avaliação da Maturidade Simbólica e ao Teste de Triagem do Desenvolvimento de Denver II, sendo 16 deficientes auditivas neurossensorial de grau moderado a profundo (grupo pesquisa - GP) e 16 normo-ouvintes (grupo controle - GC). RESULTADOS: observou-se simbolismo na brincadeira de 81,25% do GP, enquanto que no GC isto ocorreu em 87,5%. No Teste de Denver II 100% do GP foi classificado como risco, e o GC apresentou 94% de crianças normais e 6% de risco (p < 0,001). CONCLUSÃO: observou-se desempenho semelhante nos dois grupos quanto ao jogo simbólico. Entretanto, numa análise qualitativa, o GP apresentou brincadeiras menos complexas que o GC. Observou-se que o GP apresentou desempenho no jogo simbólico compatível ao seu desempenho nos aspectos pessoal-social, motor fino-adaptativo e motor grosseiro do Teste de Denver II.

Keywords : Desenvolvimento da Linguagem; Desenvolvimento Infantil; Deficiência Auditiva; Simbolismo.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese