SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Correlation between feeding methods, non-nutritive sucking and orofacial behaviorsValidation in Brazil of self-assessment protocols for dysphonia impact índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pró-Fono Revista de Atualização Científica

versión impresa ISSN 0104-5687

Resumen

AVILA, Clara Regina Brandão de; KIDA, Adriana de Souza Batista; CARVALHO, Carolina Alves Ferreira de  y  PAOLUCCI, Juliana Faleiros. Tipologia de erros de leitura de escolares brasileiros considerados bons leitores. Pró-Fono R. Atual. Cient. [online]. 2009, vol.21, n.4, pp. 320-325. ISSN 0104-5687.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872009000400010.

TEMA: avaliação da leitura oral. OBJETIVO: caracterizar, segundo as variáveis rede de ensino e escolaridade, os tipos de erro na leitura de palavras isoladas, apresentados por escolares típicos do ensino fundamental, considerados competentes por seus professores. MÉTODO: participaram da pesquisa 151 escolares com idade entre oito e doze anos, matriculados do quarto ao sétimo ano do ensino fundamental das redes pública e particular. Os escolares leram uma lista com 38 palavras. As leituras orais foram transcritas e os erros analisados, segundo a freqüência de erros cometidos calculada com base na possibilidade de erros oferecida pela lista apresentada. RESULTADOS: os resultados encontrados evidenciaram a presença de erros quando analisadas as leituras dos escolares típicos de ambas as redes de ensino e de todas as séries estudadas. Houve redução progressiva e estatisticamente significante dos erros de decodificação ortográfica em função da progressão da escolaridade (p < 0,0001). Considerando a rede de ensino, os escolares da rede particular apresentaram menor número de erros que os de escola pública quando comparado o desempenho na decodificação ortográfica global na prova de leitura de palavras (p < 0,0001). CONCLUSÃO: os resultados demonstraram que os erros de leitura fazem parte do aprendizado das regras de decodificação ortográfica e são superados, progressivamente, com o aumento da escolaridade. O domínio da decodificação da ortografia independente do contexto ocorreu mais precocemente que o da dependente do contexto grafêmico.

Palabras llave : Leitura; Avaliação; Fonoaudiologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Inglés | Portugués