SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Validação no Brasil de protocolos de auto-avaliação do impacto de uma disfonia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pró-Fono Revista de Atualização Científica

versão impressa ISSN 0104-5687

Resumo

FERNANDES, Kelly Cristina de Souza  e  RUSSO, Iêda Chaves Pacheco. Mascaramento clínico: aplicabilidade dos métodos platô e otimizado na pesquisa dos limiares auditivos. Pró-Fono R. Atual. Cient. [online]. 2009, vol.21, n.4, pp. 333-338. ISSN 0104-5687.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872009000400012.

TEMA: na audiometria tonal liminar (ATL) algumas situações dificultam a obtenção dos limiares auditivos para cada orelha separadamente, havendo a necessidade do mascaramento. O método Platô, é o mais utilizado há mais de quatro décadas. Em 2004, foi sugerido um protocolo de mascaramento em que o método Otimizado substituiria o Platô, em casos específicos. OBJETIVO: analisar a aplicabilidade dos métodos Platô e Otimizado, na pesquisa dos limiares auditivos. MÉTODO: participaram deste estudo 40 indivíduos, de 15 a 65 anos, com perda auditiva unilateral ou bilateral. Foi realizada a ATL por via aérea (VA) e via óssea (VO), para ambas as orelhas, sem e com a utilização do mascaramento, segundo os padrões unilateral, bilateral, simétrico e somente-ósseo. RESULTADOS: não houve diferença estatisticamente significante entre os dois métodos para a obtenção dos limiares por VA, para os padrões avaliados. Contudo, houve um maior percentual de diferença para o padrão simétrico, durante reteste de VA. Houve diferença estatisticamente significante entre os métodos Platô e Otimizado, para a obtenção dos limiares por VO, para os padrões: simétrico e somente-ósseo. CONCLUSÃO: o Método Platô pode ser utilizado para todos os padrões e o Otimizado é mais eficaz para os padrões unilateral e bilateral. Desta forma, é necessário que o audiologista saiba diferenciar os melhores casos para a aplicação de um dos dois métodos e assim, obter resultados fidedignos.

Palavras-chave : Audição; Audiometria; Limiar Auditivo; Mascaramento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês