SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Habilidades auditivas em crianças com dislexia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividadePotenciais evocados auditivos de estado estável em crianças com perdas auditivas cocleares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pró-Fono Revista de Atualização Científica

versão impressa ISSN 0104-5687

Resumo

MAGLIARO, Fernanda Cristina Leite; SCHEUER, Claudia Inês; ASSUMPCAO JUNIOR, Francisco Baptista  e  MATAS, Carla Gentile. Estudo dos potenciais evocados auditivos em autismo. Pró-Fono R. Atual. Cient. [online]. 2010, vol.22, n.1, pp.31-36. ISSN 0104-5687.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010000100007.

TEMA: avaliação eletrofisiológica da audição em indivíduos com autismo. OBJETIVO: caracterizar os achados das avaliações eletrofisiológicas da audição em indivíduos com autismo, bem como comparar seus resultados aos obtidos em indivíduos com desenvolvimento típico da mesma faixa etária. MÉTODO: foram realizadas anamnese, audiometria tonal, logoaudiometria, medidas de imitância acústica, potenciais evocados auditivos de tronco encefálico (PEATE) e de média latência (PEAML), e potencial cognitivo (P300), em 16 indivíduos com autismo (grupo pesquisa) e 25 normais (grupo controle), com idades entre oito e 20 anos. RESULTADOS: o grupo pesquisa apresentou resultados alterados em todos os potenciais evocados auditivos, havendo diferença estatisticamente significante quando comparado ao grupo controle. Foi observada uma maior ocorrência de alteração do tipo tronco encefálico baixo no PEATE, do tipo Ambas no PEAML, e ausência de resposta no P300, para o grupo pesquisa. Na análise dos dados quantitativos, verificou-se que apenas para o PEATE ocorreu diferença estatisticamente significante entre os grupos, com relação às latências das ondas III e V e interpicos I-III e I-V. CONCLUSÃO: indivíduos com autismo apresentam alterações no PEATE e P300, sugerindo comprometimento da via auditiva em tronco encefálico, áreas subcorticais e corticais.

Palavras-chave : Potenciais Evocados Auditivos; Audiometria; Transtorno Autístico; Transtornos Globais do Desenvolvimento Infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons