SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Perfil familial da fluência da fala: estudo linguístico, acústico e eletromiográficoEnsino da Língua Inglesa: contribuições da fonética, fonologia e do processamento auditivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pró-Fono Revista de Atualização Científica

versão impressa ISSN 0104-5687

Resumo

JUSTE, Fabiola Staróbole  e  ANDRADE, Claudia Regina Furquim de. Influência da tonicidade e local da ruptura na palavra em adolescentes e adultos gagos e fluentes. Pró-Fono R. Atual. Cient. [online]. 2010, vol.22, n.3, pp. 175-182. ISSN 0104-5687.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010000300004.

TEMA: aspectos linguísticos que podem influenciar a ocorrência de rupturas na fala de indivíduos gagos e fluentes. OBJETIVO : verificar a influência da tonicidade e da posição dentro da palavra na ocorrência de rupturas de fala em adolescentes e adultos gagos e fluentes. MÉTODO : participaram do estudo 120 indivíduos, de ambos os sexos, com idades entre 12.0 a 49.11 anos, divididos em 4 grupos: grupo de pesquisa 1 (GP1) - 30 adolescentes gagos; grupo de pesquisa 2 (GP2) - 30 adultos gagos; grupo controle 1(GC1) - 30 adolescentes fluentes; grupo controle 2 (GC2) - 30 adultos fluentes. Foram coletadas amostras de fala contendo 200 sílabas fluentes. Nas amostras de fala, as sílabas rompidas foram analisadas quanto à sua tonicidade (átona, pré-tônica ou tônica) e quanto ao local da ruptura na palavra (sílaba inicial, medial ou final). RESULTADOS: quanto à tonicidade, para todos os grupos testados, não houve diferença estatisticamente significante no número de rupturas entre as tonicidades avaliadas. Em relação ao local da ruptura na sílaba, para os grupos de falantes gagos, houve predominância de rupturas na sílaba inicial das palavras e para os grupos fluentes, as rupturas foram mais frequentes na sílaba final. CONCLUSÃO: os resultados desse estudo reforçam a teoria de que as rupturas de fala decorrem principalmente da lentidão na codificação fonológica e na habilidade de construir e recuperar o plano fonético.

Palavras-chave : Fonoaudiologia; Gagueira; Fluência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês