SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Habilidades de leitura de legendas de filmes em escolares do ensino fundamentalDesempenho de escolares em consciência fonológica, nomeação rápida, leitura e escrita índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pró-Fono Revista de Atualização Científica

versão impressa ISSN 0104-5687

Resumo

ACRANI, Isabela Olszanski  e  PEREIRA, Liliane Desgualdo. Resolução temporal e atenção seletiva de indivíduos com zumbido. Pró-Fono R. Atual. Cient. [online]. 2010, vol.22, n.3, pp. 233-238. ISSN 0104-5687.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010000300013.

TEMA: é comum a queixa de dificuldade de compreensão da fala em indivíduos que apresentam zumbido com ou sem perda auditiva. Para conhecer se o zumbido interfere no processamento auditivo e compreensão da fala em sujeitos com audiometria normal, foi realizado este trabalho. OBJETIVO: foi avaliar e comparar o comportamento auditivo de resolução temporal e de atenção seletiva de indivíduos adultos com audiometria normal, com e sem zumbido. MÉTODO: 45 indivíduos, 15 com zumbido constante e 30 sem zumbido, foram selecionados e avaliados por meio de três testes de processamento auditivo: Teste de Fala com Ruído Branco, Teste Dicótico de Dígitos e Gaps In Noise. Em seguida os resultados de cada grupo foram comparados entre si, utilizando testes estatísticos apropriados, dentre eles o ANOVA. RESULTADOS: não foi observada diferença estatisticamente significante entre os grupos em ambas as orelhas. CONCLUSÃO: o zumbido não interferiu nas habilidades auditivas de atenção seletiva e resolução temporal.

Palavras-chave : Percepção Auditiva; Adulto; Zumbido.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês