SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4Postural control of mouth breathing school aged children regarding genderSpeech fluency profile in cluttering individuals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pró-Fono Revista de Atualização Científica

Print version ISSN 0104-5687

Abstract

DIAS, Roberta Freitas; MELO, Roberta Michelon; MEZZOMO, Carolina Lisbôa  and  MOTA, Helena Bolli. Variáveis extralinguísticas, sexo e idade, na consciência do próprio desvio de fala. Pró-Fono R. Atual. Cient. [online]. 2010, vol.22, n.4, pp. 439-444. ISSN 0104-5687.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010000400013.

TEMA: a consciência do próprio desvio de fala de acordo com as variáveis extralinguísticas, sexo e idade. OBJETIVO: investigar a influência das variáveis sexo e idade no desempenho em consciência do próprio desvio de fala. MÉTODO: o grupo pesquisado constitui-se de 24 crianças com diagnóstico de desvio fonológico, 15 meninos e 9 meninas, na faixa etária de 5:0 a 7:7. Neste grupo, foi realizado a avaliação da consciência do próprio desvio de fala. RESULTADOS: observou-se que 45,83% das crianças do grupo pesquisado apresentaram consciência do próprio desvio de fala estabelecida. Não houve diferenças estatisticamente significantes entre as variáveis extralinguísticas pesquisadas e a consciência do próprio desvio de fala. Contudo, notou-se maiores escores de consciência do próprio desvio de fala no desempenho das crianças representantes da faixa etária de 6 anos e do sexo masculino. CONCLUSÃO: crianças com desvio fonológico podem ter consciência do próprio desvio de fala e as variáveis extralinguísticas sexo e idade não são fatores intervenientes no desenvolvimento dessa habilidade.

Keywords : Fala; Distúrbios da Fala; Percepção da Fala; Distribuição por Idade e Sexo.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese