SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4Phonological changes obtained in the treatment of subjects comparing different therapy modelsLong latency auditory evoked potentials in children with phonological disorder índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pró-Fono Revista de Atualização Científica

versión impresa ISSN 0104-5687

Resumen

OLIVEIRA, Adriana Marques de  y  CAPELLINI, Simone Aparecida. Desempenho de escolares na adaptação brasileira da avaliação dos processos de leitura. Pró-Fono R. Atual. Cient. [online]. 2010, vol.22, n.4, pp. 555-560. ISSN 0104-5687.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010000400033.

TEMA: adaptação brasileira da avaliação dos processos de leitura (Prolec). OBJETIVO: caracterizar e comparar o desempenho de escolares do ensino básico público e privado de 1ª a 4ª séries na adaptação brasileira da avaliação dos Processos de Leitura (Prolec). MÉTODO: participaram deste estudo 262 escolares da 1ª à 4ª série do ensino básico, distribuídos em: Grupo I (GI), composto por 122 escolares de escola pública municipal e Grupo II (GII), composto por 140 escolares de escola particular. Como procedimento, aplicou-se a adaptação brasileira das provas de avaliação do Prolec. RESULTADOS: os resultados revelaram que o GII apresentou desempenho superior em provas de identificação de som, decisão lexical, leitura de palavras, leitura de palavras de baixa frequência, leitura de pseudo-palavras, compreensão de orações e compreensão de textos. Tanto os escolares do GI como do GII apresentaram desempenho abaixo da pontuação esperada nas provas do PROLEC na versão espanhola. CONCLUSÃO: a adaptação do Prolec para a realidade brasileira mostrou-se adequada para o estabelecimento de perfil de leitura nos escolares de ensino público e particular em fase inicial de alfabetização.

Palabras llave : Leitura; Avaliação; Aprendizagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Inglés | Portugués