SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 suppl.Between Clio and Calliope: construction of the historical narrative in Os sertões author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


História, Ciências, Saúde-Manguinhos

Print version ISSN 0104-5970On-line version ISSN 1678-4758

Abstract

ZILLY, Berthold. A guerra como painel e espetáculo: a história encenada em Os sertões. Hist. cienc. saude-Manguinhos [online]. 1998, vol.5, suppl., pp.13-37. ISSN 0104-5970.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59701998000400002.

O artigo considera os motivos do sucesso de Os sertões como relato consagrado sobre a guerra de Canudos e os destinos da nação brasileira. Sua originalidade não consiste nos fatos referidos nem nas reflexões científicas e antropológicas sobre eles, mas no modo plástico, sugestivo e emocionante pelo qual os eventos são evocados e presentificados. A história é descrita mediante o uso da retórica e imagens de caráter bíblico e mitológico. O livro configura-se como encenação pictórica e teatral. A solidariedade do espectador-narrador vacila entre a inevitável civilização e a utópica comunidade de Canudos, entre a condenação e a apoteose do sertanejo insubmisso, entre a aceitação da sua morte e sua imortalização no plano simbólico, resultando numa visão trágica da história.

Keywords : Euclides da Cunha; Os sertões; ciência e literatura; pictorização e teatralização; encenação da história; visão trágica.

        · abstract in English     · text in Portuguese

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License