SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 suppl.The work of Euclides da Cunha and debates on racial admixture in Brazil in the early 20th century: Os sertões and the field of medicine- anthropology at the Museu Nacional‘Country’ culture in contemporary Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


História, Ciências, Saúde-Manguinhos

Print version ISSN 0104-5970On-line version ISSN 1678-4758

Abstract

GRYNSZPAN, Mario. Luta pela terra e identidades sociais. Hist. cienc. saude-Manguinhos [online]. 1998, vol.5, suppl., pp.255-272. ISSN 0104-5970.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59701998000400014.

A temática central do artigo é a relação entre conflitos - seu desenvolvimento e formas de resolução - e identidades sociais - sua gênese e transformações. O que se procura mostrar, a partir da história das lutas pela terra no estado do Rio de Janeiro, nas décadas de 1950 e 1960, é como, em função da confluência de fatores sociais diversos, os conflitos vão assumindo diferentes configurações ao longo do tempo, impondo assim a necessidade de formas distintas de resolução. Mais do que isso, é a própria identidade dos atores neles envolvidos que se vai transformando ao longo do processo. O estudo desta história, como o trabalho busca argumentar, é fundamental para que possamos relativizar nossas atuais visões sobre o campo, não as transpondo para períodos passados.

Keywords : conflitos de terra; movimentos sociais no campo; campesinato e política; identidades sociais; estado do Rio de Janeiro.

        · abstract in English     · text in Portuguese

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License