SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3Rio de Janeiro's Holy House of Mercy from the 16th to the 19th centuriesHistory and Philosophy of Science: a Phylogenetic approach índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

História, Ciências, Saúde-Manguinhos

versión impresa ISSN 0104-5970

Resumen

WAIZBORT, Ricardo. Teoria social e biologia: perspectivas e problemas da introdução do conceito de história nas ciências biológicas. Hist. cienc. saude-Manguinhos [online]. 2001, vol.8, n.3, pp. 633-653. ISSN 0104-5970.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702001000400007.

A teoria da evolução por seleção natural de Charles Darwin, ao relacionar os seres vivos genealogicamente, interpreta as espécies e sua fantástica diversidade como uma história de transformações lentas e graduais. Embora as descobertas de Darwin sejam importantíssimas e continuem a ser corroboradas pelas novas teorias e técnicas da biologia molecular, a teoria (sintética) da evolução é pouco conhecida fora dos círculos acadêmicos. Nesse sentido são de grande relevância as novas abordagens que tentam estabelecer elos consistentes entre a teoria social e a teoria (neo)evolutiva. Para que essa ponte possa tornar-se ainda mais sólida, seria importante derrubar as barreiras que separam o público em geral, e o escolar em particular, da perigosa mensagem de Darwin, que afirma serem nossas capacidades sociais e mentais originadas no reino animal sem interferência alguma de forças especiais.

Palabras llave : história; neodarwinismo; seleção natural; apropriação do conhecimento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués