Acessibilidade / Reportar erro

História do lugar: um método de ensino e pesquisa para as escolas de nível médio e fundamental

History of places: a teaching and a research method for secondary schools

O artigo apresenta o método que chama de 'história do lugar', como instrumento de recuperação da memória e das identidades locais, bem como de aproximação entre escola e comunidade, gerando nos alunos maior interesse pelo estudo da realidade. Demonstra a importância da aplicação do método em escolas do subúrbio carioca nas últimas décadas; expõe os procedimentos metodológicos e de pesquisa; descreve resultados de experiências preliminares com 7ª e 8ª séries; aponta desdobramentos possíveis e destaca, ao final, barreiras impostas à aplicação de métodos educativos e de ensino empenhados em formar para a vida em sociedade, e não só para o trabalho, nas redes públicas de 1º e 2º graus.

história e educação; metodologia da história; memória e identidade no subúrbio carioca; escola e comunidade; ensino público médio e fundamental


Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz Av. Brasil, 4365, 21040-900 , Tel: +55 (21) 3865-2208/2195/2196 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: hscience@fiocruz.br