SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2From psychiatric reform to the struggle for a 'non-fascist life'The concept of student health as viewed by early elementary school teachers (1st- 4th grades) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


História, Ciências, Saúde-Manguinhos

versión impresa ISSN 0104-5970versión On-line ISSN 1678-4758

Resumen

LOUZADA, Rita de Cássia Ramos  y  SILVA FILHO, João Ferreira da. Pós-graduação e trabalho: um estudo sobre projetos e expectativas de doutorandos brasileiros. Hist. cienc. saude-Manguinhos [online]. 2005, vol.12, n.2, pp.265-282. ISSN 1678-4758.  https://doi.org/10.1590/S0104-59702005000200003.

O presente estudo analisa a relação entre a pós-graduação e o trabalho através de observação participante e relatos de um grupo de doutorandos, de um curso de excelência, na área de ciências da saúde (básica). As entrevistas (n=12), individuais e realizadas nos moldes do método de história de vida, foram gravadas, integralmente transcritas e submetidas à análise de conteúdo. Os resultados mostraram que a maioria dos doutorandos apresentava dúvidas quanto à futura inserção laboral e tinha interesse em trabalhar na universidade pública. Além disso, e em função do número insuficiente de postos permanentes de trabalho em ciência no país, os entrevistados pensavam em alternativas que envolviam, por um lado, as instituições de fomento, através de bolsas (pós-doutorado, projetos de pesquisa em colaboração), e por outro, os contratos temporários de trabalho (professor visitante em instituições públicas). Esses resultados são discutidos em função das metamorfoses observadas no campo científico.

Palabras clave : pós-graduação; história de vida; trabalho; formação; ciência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons