SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2A psicologia como saber mestiço: o cruzamento múltiplo entre práticas sociais e conceitos científicosAlimentos, palavras e saúde (da alma e do corpo), em sermões de pregadores brasileiros do século XVII índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

História, Ciências, Saúde-Manguinhos

versão impressa ISSN 0104-5970

Resumo

SELLI, Lucilda  e  GARRAFA, Volnei. Solidariedade crítica e voluntariado orgânico: outra possibilidade de intervenção societária. Hist. cienc. saude-Manguinhos [online]. 2006, vol.13, n.2, pp. 239-251. ISSN 0104-5970.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702006000200003.

Na atualidade, as práticas da solidariedade e do voluntariado estão difundidas em quase todo o mundo e das mais diferentes maneiras: algumas de forma assistencialista, outras mais comprometidas com mudanças de menor ou maior profundidade. Este trabalho desenvolve-se sob três perspectivas: 1) aproximação da solidariedade em um enfoque histórico, buscando sua gênese e suas características principais; 2) identificação do voluntariado ao longo do tempo, destacando o processo que deu origem à atividade voluntária no Brasil, enfatizado sua importância social; 3) proposta da solidariedade crítica e do voluntariado orgânico, como mecanismos de ação interventiva e transformação societária. Com base nesta visão, busca-se oferecer elementos que dêem clareza às motivações que levam os voluntários a exercerem tal atividade, e apresentar a solidariedade crítica como valor que motiva as pessoas e associações em seus empreendimentos sociais cotidianos.

Palavras-chave : solidariedade crítica; voluntariado orgânico; transformação societária.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português