SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1A replicator in movement: similarities between Borges' poetic narrative and the memes research agendaBrazil-Medico and the contributions of medical-hygienist thought to the scientific bases of Brazilian physical education índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

História, Ciências, Saúde-Manguinhos

versión impresa ISSN 0104-5970

Resumen

SA, Guilherme José da Silva e; SANTOS, Ricardo Ventura; RODRIGUES-CARVALHO, Claudia  y  SILVA, Elizabeth Christina da. Crânios, corpos e medidas: a constituição do acervo de instrumentos antropométricos do Museu Nacional na passagem do século XIX para o XX. Hist. cienc. saude-Manguinhos [online]. 2008, vol.15, n.1, pp. 197-208. ISSN 0104-5970.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702008000100012.

Aborda o processo de constituição do acervo de instrumentos científicos do Setor de Antropologia Biológica (antiga Divisão de Antropologia Física) do Museu Nacional. Prioriza-se a análise da coleção de instrumentos de antropometria. Pensar o instrumental de medição antropométrica relacionando-o com as demais coleções do acervo de antropologia biológica e com a atuação dos pesquisadores do Museu Nacional, em seus respectivos contextos sociopolíticos e acadêmicos, oferece uma visão privilegiada do panorama científico na passagem do século XIX para o XX.

Palabras llave : história da antropologia; antropometria; Museu Nacional (Rio de Janeiro); antropologia biológica; instrumentos científicos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Inglés | Portugués