SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.A presença feminina nos cursos universitários e nas pós-graduações: desconstruindo a idéia da universidade como espaço masculino'Ser mãe é uma ciência': mulheres, médicos e a construção da maternidade científica na década de 1920 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

História, Ciências, Saúde-Manguinhos

versão impressa ISSN 0104-5970

Resumo

ROHDEN, Fabíola. O império dos hormônios e a construção da diferença entre os sexos. Hist. cienc. saude-Manguinhos [online]. 2008, vol.15, suppl., pp. 133-152. ISSN 0104-5970.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702008000500007.

A partir do debate teórico sobre gênero e ciência, discute os processos de redefinição das diferenças de gênero e sexo por meio de marcadores tidos como biológicos ou naturais. Identifica um percurso de naturalização das diferenças através de uma lógica de 'substancialização' ou 'materialização', a exemplo da percepção da medicina sobre a mulher, que promove modelos explicativos da economia corporal feminina centrados ora em órgãos como útero e ovários, ora na mecânica dos hormônios e, mais recentemente, também nas distinções genéticas e neurológicas. Aborda a trajetória da descoberta dos chamados hormônios sexuais e sua relação com a perspectiva dualista, no que se refere ao gênero. Demonstra como esses poderosos mensageiros químicos ajudaram a configurar a passagem entre uma lógica do excesso que envolvia o sexo até o final do século XIX, para o imperativo da falta, predominante desde meados do século XX.

Palavras-chave : gênero; sexualidade; hormônios; história da ciência; história da medicina.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês