SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Enquadramentos de transgênicos nos jornais paulistas: informação como potencial subsídio à participação políticaA trajetória de Henrique da Rocha Lima e as relações teuto-brasileiras (1901-1956) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


História, Ciências, Saúde-Manguinhos

versão impressa ISSN 0104-5970

Resumo

SOUZA, Iara Maria de Almeida  e  CAITITE, Amanda Muniz Logeto. A incrível história da fraude dos embriões clonados e o que ela nos diz sobre ciência, tecnologia e mídia. Hist. cienc. saude-Manguinhos [online]. 2010, vol.17, n.2, pp. 471-493. ISSN 0104-5970.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702010000200012.

Analisa, a partir de notícias em jornais brasileiros, o caso da fraude científica dos embriões clonados, cometida pelo cientista sul-coreano Hwang. A exposição da ciência pela mídia costuma destacar aspectos intelectuais, descobertas e promessas de aplicação. Nesse caso a ciência é mostrada em seu avesso, e desvela-se a trama de fios que ligam elementos de naturezas diferentes: governo coreano, pesquisadores, instrumentos, fundos para pesquisa, óvulos e fungos, revistas científicas, entre outros. Tais vínculos, que constituem a ciência na prática, só ganham visibilidade na mídia devido às tensões entre esses diferentes elementos e aos aspectos ilícitos presentes nesse caso em particular.

Palavras-chave : fraude científica; teoria do ator-rede; divulgação científica; Hwang.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português