SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Regionalismo, modernidade e legitimidades intelectuais: Moysés Vellinho e Érico Veríssimo (1930 a 1964) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


História, Ciências, Saúde-Manguinhos

versão impressa ISSN 0104-5970

Resumo

ARAUJO, Sonia Maria da Silva. Uma fotografia, múltiplas imagens: a educação rural no norte do Brasil. Hist. cienc. saude-Manguinhos [online]. 2010, vol.17, n.4, pp.1009-1022. ISSN 0104-5970.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702010000400010.

Aborda os processos de constituição e institucionalização de escolas nas fazendas de criação extensiva localizadas na ilha de Marajó, interior de Soure, Brasil, e demonstra que eles ocorreram associados à grande propriedade e a relações políticas estabelecidas entre fazendeiros, vaqueiros e poder público. Refexões teóricas, dados sociais e acontecimentos somam-se a imagens fotográficas que revelam a fragilidade da educação pública oferecida às crianças das zonas rurais do extremo norte do país.

Palavras-chave : escolas de fazenda; educação pública; Marajó (PA); Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons